Edição contou com 226 inscrições de cinco estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Sul); duas instituições escolhidas são de Cubatão
O 2º Edital Braskem: Projetos que Transformam, iniciativa que apoia projetos sociais voltados ao desenvolvimento local e sustentável de comunidades onde a companhia atua, selecionou 12 projetos de cinco estados brasileiros para serem contemplados com um total de até 50 mil reais cada um em incentivos.
Deles, quatro são do Estado de São Paulo (dois de Cubatão, um de Santo André e outro de Mauá) “É muito gratificante ver que instituições próximas ao Polo do Grande ABC foram escolhidas. Sabemos que selecionar as vencedoras entre as 226 propostas recebidas não foi tarefa fácil, mas acreditamos no potencial de cada uma delas em fazer a diferença para a comunidade da nossa região. Estamos felizes em poder colaborar e/ou continuar um trabalho que já vem sendo realizado com a população e de alguma maneira também contribuir para o desenvolvimento local”, explica Thais Rodrigues, Coordenadora de Relações Institucional da Braskem no Sudeste.
As entidades vencedoras de Cubatão são: a APM da EE Professor Zenon Cleantes de Moura, que deve colocar em prática o projeto “Educação e cultura: ampliando horizontes culturais e empoderando para a cidadania”, e a organização Unificação das Quebradas, com a iniciativa “Capacita Perifa”.
O projeto da APM da EE Professor Zenon Cleantes de Moura, tem o intuito de desenvolver nos alunos, competências e habilidades do repertório cultural, comunicação, cultura digital, entre outros. Para isso, deve implantar um auditório e um estúdio multimídia na escola, melhorando o processo de ensino e aprendizagem e ampliando o acesso de toda a comunidade à cultura. Já o “Capacita Perifa” vai realizar encontros para estimular a leitura crítica dos clássicos da literatura brasileira e enriquecer as condições para produção de textos exigida pelos vestibulares.
O projeto vai oferecer também, oficinas gratuitas para debate dos jovens sobre assuntos transversais. Ao final, realizará uma edição do "Final de Semana no Parque - Edição Juventudes", como atividade de meio de ano, em julho de 2024. Ao todo, nesta edição de 2023, o edital recebeu 226 inscrições nacionais, das quais, 20 propostas foram finalistas e 12 contempladas. Os projetos vencedores foram avaliados em cinco etapas: análise eliminatória, técnica classificatória, documental inicial, estratégica e documental final. Durante o processo a Braskem ofereceu gratuitamente para todos os inscritos cursos de capacitações virtuais.
Agora, as organizações vencedoras participarão de um módulo de ensino sobre gestão e prestação de contas de projetos sociais. Após o repasse financeiro, os contemplados têm o prazo de execução de 12 meses para desenvolver os projetos que serão monitorados pela Braskem, por meio de prestação de contas, evidências da realização das atividades previstas, e da execução dos encargos estabelecidos.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!