Cubatão, 21 de Novembro de 2024 - 00:00:00

A criminalidade toma conta do Centro

04/10/2019
A criminalidade toma conta do Centro Centro de Cubatão vive onda inescrupulosa de furtos e assaltos. Comerciantes estão assustados com o aumento do número de ocorrências

Bandidos continuam a atacar lojas e salas comerciais. Folha de Cubatão foi um dos alvos.


THIAGO DANTAS
Da Redação


Uma onda de assaltos está varrendo a região central de Cubatão. A Folha vem noticiando o drama que os comerciantes do centro estão passando. Casos semelhantes estão virando rotina. Os últimos alvos dos criminosos foram a loja Souza Dantas e o jornal Folha de Cubatão. Os bandidos entraram na empresa na madrugada do último dia 18 de setembro e levaram mercadorias, equipamentos e dinheiro do caixa. No jornal, uma câmera fotográfica e um notebook foram levados. O dono de uma oficina de motores a diesel foi vítima de uma “saidinha de banco”. No dia 8 de setembro, vândalos atacaram o estúdio da Tv Pólo que chegou a ficar fora do ar devido aos danos causados nos equipamentos de transmissão.
SOUZA DANTAS
As câmeras de monitoramento flagraram a ação. Por volta das 4 da manhã, dois suspeitos que andavam de bicicleta, observam a loja. Em seguida, pulam o muro dos fundos do mercado Dia que é vizinho da loja. Sobem no telhado e entram no comércio por uma das janelas que fica no piso superior do local. Dentro da Souza Dantas, primeiro mexem em documentos nos armários do escritório. No pavimento inferior do comércio, os bandidos roubam discos de corte, ferramentas e máquinas de uso como furadeira e lixadeira. O prejuízo estimado pelos donos da empresa está em torno dos 15 mil reais.
O mercado Dia também sofre com a onda de invasões. De acordo com o gerente do mercado, Bruno Freire, esse ano, um criminoso entrou pelo telhado do local e levou alguns produtos. Prejuízo de 7 mil reais. “É uma sensação de impotência, você não consegue reagir, uma vítima sem reação. Você acha que o seu patrimônio está guardado, tanto pela segurança patrimonial, como pela pública, e mesmo assim, conseguem invadir o seu lugar de trabalho” 
Saidinha de banco
O motorista e proprietário de uma mecânica de caminhões, Miguel da Costa, sofreu com um outro e popular tipo de crime, a “Saidinha de Banco”. Bandidos seguiram o motorista após ele ter sacado 5 mil reais de uma agência bancária. “Situação precária! É a quarta vez que sou assaltado nessa rua aqui (Rua Goiás). É a rua do assalto”, desabafou Miguel       
TV Pólo
O caso  foi amplamente divulgado na imprensa local e redes sociais. Vândalos entraram na sala em que funciona a TV e depredaram câmeras, computadores, lâmpadas, monitores, poltronas, roupas e outros objetos. Nada foi roubado. A exibição da programação da emissora e as gravações de programas ficaram suspensas por causa do fato. De acordo com a direção da TV, o prejuízo foi de 200 mil reais. Em todos os casos citados, ninguém foi preso.
Onda de assaltos
Na última edição da Folha, o jornal publicou que em agosto, ladrões entraram na galeria Wagner Tenório, que já havia sido invadida no primeiro semestre desse ano. Outro centro comercial também foi invadido na região central. Localizada em frente ao paço municipal, a galeria 9 de Abril sofreu ataques de criminosos. Os bandidos ingressaram no local e também roubaram alguns estabelecimentos.
O que diz as autoridades  
A Folha de Cubatão fez contato com o secretário de Segurança do município, jefferson Cansou. O titular da pasta afirmou que o projeto de videomontoramento da prefeitura está em fase de conclusão e que logo e será colocado em pratica após a licitação ara a compra dos mesmos equipamentos. Já sobre a implantação da guarda muncipal o Secretário afirma que o Projeto de lei está sob a avaliação do pefeito Ademário (PSDB) que fará as ponderações necessárias sobre a possibilidade se criar a uma futura guarda municipal.
Já sobre combater o crime de forma mais imediata, Cabsou diz que a secretária de Segurança vem mantendo conversas contantes com as policias, para que a segurança dentro do município seja cada vez mais eficaz.
 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..