Cubatão, 21 de Novembro de 2024 - 00:00:00

Alimentando Conhecimento leva livros a quatro pontos de Cubatão dentro de geladeiras

02/07/2022
Alimentando Conhecimento leva livros a quatro pontos de Cubatão dentro de geladeiras Tarek, com a primeira geladeira do projeto.

 

Idealizador do projeto foi o comerciante Tarek Khalil

 

 

VALENTIM CARDOZO

Da Redação

 

Mais de 1500 livros espalhados por quatro pontos de Cubatão para incentivar a literatura na cidade. Essa ótima ideia fica ainda mais inusitada, se pararmos para pensar que todo esse acervo está distribuído em geladeiras fora de uso, as quais são decoradas a caráter para motivar a leitura por meio das páginas dos livros, que cada vez mais estão sendo deixados de lado com o avanço da internet.

 

O idealizador desse projeto que vem cada vez mais ganhando força dentro de Cubatão, é o comerciante Tarek Khalil (39), proprietário de um depósito de materiais para construção, no bairro da Vila Nova. “A ideia ganhou força no final do ano passado, quando comecei a trazer meus próprios livros de casa e deixá-los em cima das latas de tinta do meu depósito, com o intuito de que os interessados trouxessem mais livros para funcionar como reposição, para quem quisesse levar um livro para casa”, relata.

 

Com o passar do tempo e o interesse maior de pessoas pelo projeto, um amigo trouxe uma tábua de passar, onde os livros eram colocados, bem na frente do comércio. “Essa foi uma fase do projeto, muito importante, pois o acervo, começou a ficar mais exposto e ganhou maior visibilidade. Porém em dias de chuva, tínhamos que retirar a tábua, para que não molhassem; e aí veio a necessidade de proteger os livros de uma maneira mais eficaz, daí surgiu a ideia da geladeira”, diz Khalil.

 

O comerciante revela que a primeira geladeira doada foi totalmente reformada tematicamente para o projeto, e a mesma se encontra ainda na frente da loja. “Aqui recebo as mais diferentes histórias de vida. Pois a literatura vem me proporcionando conhecer a história dos próprios, já que aqui recebo gente de diversas faixas etárias, cada uma com sua história de vida, e assim podemos trocar experiências, não só pela literatura, mas pelo convívio, o que gera cada vez mais o sentimento de colaboração ao próximo”, revela o idealizador com um sorriso no rosto.

 

OUTROS PONTOS – Além da geladeira em frente de sua loja, a outras iguais, situadas no parque Anilinas, Prefeitura de Cubatão e na Casa da Esperança. Essa última com um requinte todo especial e peculiar segundo o comerciante. “A geladeira da Casa da Esperança, atinge as necessidades das pessoas que utilizam do local, já que estamos falando de crianças e adolescentes com necessidades especiais. Sendo assim, os livros que ali estão, são voltados para as questões lúdicas, didáticas e motoras, podendo assim, atingir de forma plena todos os assistidos pela Casa”.

 

Ao ser perguntado pela nossa reportagem se ele não tem medo que alguém possa vir a furtar os livros, ele responde com a seguinte frase: “Leitor não rouba e ladrão não lê”, diz sabiamente o idealizador do projeto “Alimentando Conhecimento”.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..