Cubatão, 21 de Novembro de 2024 - 00:00:00

Ameaças contra escolas: Prefeitura em parceria com as polícias intensificam ações de segurança em Cubatão

11/04/2023
Ameaças contra escolas: Prefeitura em parceria com as polícias intensificam ações de segurança em Cubatão Ações contra violência em Cubatão foram apresentadas em coletiva.

 

Guarda Municipal estará dentro das escolas a parti dessa quarta-feira (12)

 

VALENTIM CARDOZO

Da Redação

 

A Prefeitura de Cubatão, convocou a imprensa local para uma coletiva que foi realizada as 13h desta terça-feira, no gabinete do prefeito Ademário Oliveira - PSDB (que não estava presente devido a compromissos de sua agenda). A reunião serviu para anunciar das ações a serem tomadas em parceria com as policias Civil e Militar e demais órgãos de segurança, como a Guarda Civil Municipal, sobre as divulgações feitas nas redes sociais, que contem supostas ameaças de terrorismo dentro de escolas públicas e particulares do município.

 

Além de integrantes do poder municipal, como o chefe de gabinete César Nascimento, o vice-prefeito Ivan Hildebrando, o secretário adjunto de Educação, Guilherme Amaral; o Secretário de Segurança Pública, Pedro de Sá, e o superintendente da Companhia Municipal de Trânsito, Jefferson Silva, também marcaram presença o delegado titular do Município, Dr. Fábio Guerra e o comandante da 4 Companhia do 21 BPMI capitão Matos. A vereadora Jaque Barbosa (PSD), representou o Poder Legislativo durante a coletiva.

 

Os integrantes do poder municipal, disseram que ações já estão sendo tomadas, como o mapeamento de todas as escolas da cidade, sejam elas municipais, estaduais e até mesmo as particulares, e que a Guarda Municipal estará presente nos arredores e dentro das mesmas, para manter a segurança das crianças e funcionários, assim como para levar a sensação de segurança para os pais e responsáveis. “Iremos trabalhar de forma integrada e em parceria com a Polícia Militar, estaremos reforçando a ronda escolar, principalmente nos horários de pico (entrada e saída de alunos), além de reservarmos vagas da operação delegada no reforço da própria ronda, como forma de ação preventiva nos arredores das escolas. Também temos conversado com a Polícia Civil sobre as questões de investigação, para sabermos as origens dessas Fake News, que se espalham pelas redes sociais estão amedrontando e causando pânico em nossa população”, disse o secretário municipal de Segurança, Pedro de Sá Filho.

 

Sá ainda disse que esse trabalho em conjunto também deve ter a participação da sociedade, entre os quais, pais alunos e professores. “A informação sobre alguém que queira praticar esse ato criminoso deve ser comunicado aos professores e direção das Escolas, para que essas informações tenham sua veracidade apurada, pois a divulgação sem a apuração necessária, por parte de quem seja, podem gerar problemas e pânico desnecessário”, conclui.

 

POLÍCIA – A polícia civil, representada pelo delegado titular de Cubatão, Fábio Guerra, disse que até o momento não há ocorrências do gênero na cidade, porém, tudo que chega até o conhecimento das investigações é minuciosamente levantado e apurado. “A contenção e o trabalho de inteligência já vem sendo feito. Toda a postagem feita nas redes sociais, por mais que seja em tom de brincadeira e feita por um menor, ela vai gerar consequências, pois será monitorada e pode recair sobre a responsabilidade dos pais do menor. O telefone 190 da PM é uma ferramenta útil para que os órgãos competentes estejam sempre atentos, desde que usados com responsabilidades”, disse Guerra.

 

Já a polícia militar, representada pelo capitão Matos, informou que na última segunda-feira (10), por meio do telefone 190, cerca de 16 telefonemas informando esse tipo de ocorrência chegaram ao conhecimento da PM. “Apesar da disseminação, não houve nenhum tipo de ocorrência nesse sentido e, aliás, faz muito tempo que não há nenhuma ocorrência dentro de escolas na cidade de Cubatão. Porém em razão desses acontecimentos, aumentamos o policiamento escolar, principalmente nos horários de pico (entrada e saída de alunos) e reuniões com diretores para orientar como agir nessas situações serão efetuadas”, disse o capitão, que também sugeriu que os pais verifiquem a atuação dos filhos nas redes sociais, e que evitem a disseminação de qualquer notícia antes da apuração verídica dessas informações.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..