Portal especialmente preparado hospedará produções em imersão 360° (efeito 3D) que colocam o espectador dentro das operações portuárias
O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, ficará mais acessível virtualmente para o público em geral, com lançamento do site Portoem360. A oportunidade de um relacionamento mais próximo será possível a partir deste portal especialmente desenvolvido para hospedar vídeos produzidos com a técnica de imersão de imagem em 360°, oferecendo ao espectador visitar e conhecer em detalhes, as vistas, locais, cargas e equipamentos praticamente inacessíveis para o cidadão comum.
O projeto será apresentado pela primeira vez, com o fornecimento de óculos de realidade virtual, dentro do AAPA Latino – 30º Congresso Latinoamericano de Portos, no Blue Med Convention Center, em Santos, de 28 a 30 de novembro. O portal estará disponível para o público em geral a partir do dia 29.
Portoem360 tem o objetivo de produzir maior conhecimento, resultando em inúmeros benefícios decorrentes, como por exemplo, maior envolvimento e participação; ampliação da noção da importância histórica, econômica e social; a melhoria da percepção para a opinião pública; a qualificação das abordagens; além de instrumentar os debates, principalmente sobre a relação do porto ou dos portos com as suas cidades. “Ninguém defende ou respeita aquilo que não conhece”, afirma o produtor executivo do projeto, Silvio Reis Jr., à frente da produtora de audiovisual Release Eletrônico.
PROJETO VENCEDOR DE EDITAL DO PROAC
A iniciativa, que poderá ser levada a outros complexos portuários, está sendo possível a partir do financiamento obtido com um prêmio conquistado em um edital do Programa de Ação Cultural – Proac, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O Edital 26/2021 foi direcionado para projetos de produção de games e realidade virtual. A Release Eletrônico foi contemplada com o projeto “Visita virtual ao Porto de Santos”.
Silvio justifica o esforço e o foco da produção por entender que a relação do porto com a comunidade pode ser mais valorizada, com ganhos em qualidade de vida e benefícios socioeconômicos. “As normas de segurança, os recintos de acesso controlado, a automação e a natureza da operação portuária, por si só, já dificultam essa integração”, comenta.
Pelo fato de o Porto de Santos ter sido área de segurança nacional, ou devido ao processo de gestão, que não inclui a participação direta do município, a relação da população com o complexo portuário e as suas atividades fica restrita aos trabalhadores, de forma limitada, e ao público em geral, somente em ocasiões de visitação controlada a navios, geralmente da Marinha. “No Porto de Santos, os processos que são responsáveis pela movimentação de 30% do comércio exterior brasileiro não são do conhecimento dos santistas e dos brasileiros. E isso não ocorre por desinteresse, é por falta de informações mesmo”, diz.
VISITA VIRTUAL APROXIMA A POPULAÇÃO E O PORTO
Uma das consequências diretas do baixo envolvimento entre o público e o porto é a ausência de percepção quanto às possibilidades nas áreas de formação e ingresso em carreiras profissionais relacionadas. “Conhecendo a evolução tecnológica do setor, os jovens podem planejar com melhor segurança o investimento em formação técnica. Este é apenas um exemplo”, explica o produtor executivo da Release Eletrônico.
Ele destaca, por exemplo, que grande parte da população desconhece que o Porto de Santos tem 130 anos como porto organizado e que movimentou 147 milhões de toneladas de cargas em 2021. Santos movimentou 4,8 milhões de TEUs (contêiner padrão de 20 pés). De 2009 a 2021, o crescimento médio anual de tonelagem no Porto de Santos foi de 4,9%. Os contêineres avançaram 6,6%.
METAVERSO CHEGA AO SETOR PORTUÁRIO
Segundo ele, o portal Porto em 360° nasce com os mesmos conceitos do metaverso, tendência econômica de aumento dos investimentos no uso das aplicações de realidade virtual, quer seja na forma de relacionamento e interação com o mundo externo, quer seja com pessoas, empresas, como bancos, serviços, entretenimento ou na Educação.
Os vídeos para o Portal têm imagens captadas com imersão 360° com câmeras de 8K, com stereoscopia, mais comumente chamado de efeito 3D. A sonorização, a edição e a finalização foram feitas em softwares apropriado. As primeiras cinco edições fazem parte do pacote contemplado com o Edital do Proac, com os títulos O Porto; Navios e Coordenação, Operação Contêiner; Operação Açúcar e Operação Celulose.
Será possível produzir outros, em Santos ou em outros terminais portuários, com o patrocínio de empresas interessadas, privadas ou públicas. O hotsite estará hospedado no endereço específico com o nome do projeto e também no Youtube.
As produções têm inserções "live action", com cenas que foram gravadas dentro dos navios, nos terminais portuários, em barcos de apoio e em pontos da cidade de Santos e Guarujá onde existem espaços de interação com o Porto.
Em uma segunda etapa, em cinco vídeos do projeto vencedor do Proac haverá a possibilidade de interação por meio de hotspots distribuídos ao longo da exibição. Ao clicar nestes hiperlinks o espectador vai acessar mais informações sobre o assunto.
O projeto está estruturado para ampliar e criar experiências únicas para cada participante. As versões com interatividade utilizando hotspots serão fornecidas gratuitamente para escolas, universidades e centros de formação técnica e de comércio exterior. Com longa experiência de produções neste setor, os realizadores reconhecem que há escassez de materiais audiovisuais sobre as atividades portuárias.
O diretor de Interatividade, Gilberto Caserta destacou as vantagens em termos de experiência e conhecimento. “Entendemos que a produção desse projeto vai trazer um grande impacto de conhecimento aos cidadãos interessados no assunto porto, não só para moradores de cidades portuárias, mas para todo o Brasil, pois pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ver o mar vão poder vivenciar uma experiência única de entrar em um navio. Para possibilitar esta experiência não existe formato melhor do que o vídeo de imersão 360°. Com os óculos VR os espectadores vão poder ter a real dimensão de um navio e de todos os recursos utilizados para operar esse gigante”. Qualquer pessoa poderá assistir aos vídeos com efeito de imersão 360° pelo Youtube. Para dispositivos móveis é necessário o app do Youtube.
O canal de exibição principal vai ser um portal exclusivo, com vídeos que também estarão armazenados no Youtube, onde haverá ainda conteúdos complementares especialmente produzidos.
O Portoem360 criará para o espectador a sensação de intimidade com o ambiente portuário. Para Luiz Claudio Lopes, roteirista, ao assistir aos vídeos o público vai se sentir transportado para o local da imagem. “Com a imersão 360° conseguimos colocar o espectador literalmente dentro de um navio, em locais que raríssimas pessoas têm a chance de acessar”.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!