Cubatão, 27 de Janeiro de 2025 - 00:00:00

Cadeq completa a maioridade com palestra contra drogas e mais de 5mil assistidos

05/08/2019
Cadeq completa a maioridade com palestra contra drogas e mais de 5mil assistidos

Entidade é tida como referência pelo Conselho Estadual de Prevenção Sobre Drogas

 

VALENTIM CARDOZO
 

Da Redação
 

O Centro de Apoio, Denvolvimento e Qualificação - Cadeq, completou no último dia 26 de junho, 18 anos de fundação. Nesse período foram mais de 5mil atendimentos a famílias que sofrem com algum mal provocado pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. Com este trabalho que ganhou força ao longo do tempo, a Entidade hoje presta apoio complementar dentro de rede municipal de assistência social da prefeitura de Cubatão.
 

Em comemoração, na noite do mesmo dia 26, o Cadeq promoveu a palestra “Prevenção às Drogas”, com o psicólogo Eustázio Alves Pereira Filho, o qual possui anos de experiência com este tipo de trabalho, atuando na vizinha cidade de Santos. Além da palestra, também será possível conferir um painel de informações ao público.
 

HISTÓRIA - O embrião do Cadeq surgiu, após um grupo de pessoas (em sua maioria advindas do processo de recuperação contra álcool e drogas) decidir montar uma estrutura para receber e dar continuidade de tratamento aos assistidos, após os mesmos retornarem de suas demandas terapêuticas, para se manterem longe dos vícios. Tal trabalho, já rendeu a Entidade o reconhecimento do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas – Coned, que no ano de 2009, reconheceu o Cadeq como a instituição mais atuante na área de prevenção de álcool e outras drogas na Baixada Santista.
 

Segundo o presidente e um dos fundadores do Cadeq, Severino Heleno, mais conhecido popularmente como “Sivuca”, o Cadeq não apenas se manteve com o trabalho de prevenção ás drogas, mas também construiu credibilidade ao longo dos anos. “Lembro de como foi difícil no começo, pois na época isso era um trabalho pioneiro na Cidade e contamos com a fé de quem acreditou nesse trabalho, como o ex-vereador e também um dos fundadores do Cadeq, Tião (Sebastião Alves Henriques Silva), que acabou por aproximar o Cadeq da situação real desse problema, em Cubatão.
 

A EQUIPE E O TRABALHO – Hoje o Cadeq atua com uma rama de profissionais para dar o amparo necessário para as pessoas com dependência química e familiares. Psicólogos, assistentes sociais, terapeutas e demais técnicos de áreas afins disponibilizam trabalhos de atendimento individuais ou em grupos, de acordo com a necessidade de cada caso. “Hoje nos preocupamos muito com duas situações específicas: Uma é a prevenção (que é realizada em muitas escolas do município), já que a cada dia crianças e adolescentes tem o acesso cada vez mais fácil e cedo ao uso de álcool e outras drogas. A outra é o apoio pré e pós recaídas, pois temos a preocupação de orientar os familiares como agirem nesses tipos de casos”, diz o psicólogo Alessandro Oliveira, que também é um dos fundadores da instituição. 
 

Alessandro e Sivuca dizem ainda que o trabalho se estende com palestras semanais, tanto para as pessoas que recebem tratamento quanto para os seus familiares, e que para participar, basta apenas entrar em contato com o Cadeq pelos telefones: 3372-6746 / 3372-6748 e também tem o atendimento emergencial pelos números: 99762-4594 / 99701-1075.
 

Mais informações também podem ser adquiridas pelo Site do Cadeq: www.cadeq.org.br
 

Endereço: Travessa José Vicente 50 – Sítio Cafezal (atrás do Teatro do Kaos)
 

 

COLABORADORES E DOAÇÕES – Sivuca afirma que o Cadeq está disposto e de portas abertas paa os profissionais que quiserem ajudar, por meio do trabalho de colaboração, colocando seus conhecimentos em prol da Instituição, além de dizer que a entidade recebe doações como alimentos e produtos de limpeza. “Poucos sabem, mas há muitas pessoas que foram acolhidas pelo cadeq e colocadas em clínicas terapêuticas que não podem arcar com os custos e recebem o apoio da instituição, por isso reforçamos em dizer que, toda ajuda direcionada ao Cadeq, é realmente bem muito bem-vindo”, finaliza Sivuca.

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..