Cubatão, 28 de Janeiro de 2025 - 00:00:00

Cia de Dança de Cubatão é selecionado para a ESTÍMULO MOSTRA DE DANÇA em Joinville

23/03/2023
Cia de Dança de Cubatão é selecionado para a ESTÍMULO MOSTRA DE DANÇA em Joinville Grupo é o primeiro da BS a ser selecionado para o Festival

 

Grupo sobe ao palco no dia 18 de julhos nos 40 anos do Festival de Emoções

 

A Cia de Dança de Cubatão começou o ano de 2023 já com uma grande conquista. Dessa vez, dentre 12 grupos pré-selecionados de todo o país, a Cia foi a escolhida para integrar a Estímulo Mostra de Dança desse ano.

 

A Estímulo Mostra de Dança é uma oportunidade para grupos/escolas apresentarem trabalhos no Festival de Dança de Joinville. O objetivo é contribuir para o amadurecimento dos grupos que participam da Mostra Competitiva, incentivando a criação e a organização de um espetáculo completo.

 

Participaram da seletiva, grupos/escolas premiados em 1º Lugar na Mostra Competitiva em pelo menos uma das 5 últimas edições do Festival: 2017, 2018, 2019, 2021 e 2022.

 

O grupo selecionado será coreografado por Alan Keller, melhor Coreógrafo do 39º Festival de Dança de Joinville e apresentará uma obra coreográfica com duração de 40 minutos, criada originalmente para o grupo e para a Estímulo Mostra de Dança da 40ª edição do Festival de Dança de Joinville. “Enquanto diretora estou muito feliz pela possibilidade de receber um dos mais renomados coreógrafos da atualidade que é o Alan Keller. Admiramos demais seus trabalhos e ter a oportunidade de trabalhar com ele aqui e ainda receber uma obra criada originalmente para o grupo será uma honra. E mais especial ainda porque vai integrar a programação de 40 anos do Festival”, diz a diretora artística da Cia de Dança de Cubatão, Vanessa Toledo.

 

O primeiro encontro do grupo com o coreógrafo acontece já agora, no mês de março, quando o profissional estará na cidade de 27/03 à 02/04 para uma verdadeira imersão e início dos trabalhos de criação. “Em 2023 o festival celebra os 40 anos e nada mais justo do que celebrar esses 40 anos com grupos e companhias que fizeram história dentro desse festival. A Cia de Dança de Cubatão fez um marco nessa história e o grupo, além do potencial técnico e artístico, é sem dúvida, uma representação muito potente da história e da força da dança brasileira dentro do evento. Como coreógrafo eu entendo como um processo muito enriquecedor e de troca de experiências. E como um criador que transita dentro da contemporaneidade, a Cia de Cubatão demonstra no seu elenco uma versatilidade de artistas, abertos para experimentações e novas histórias”, diz o Coreógrafo Alan Keller.

 

A Cia de Dança de Cubatão também tem vaga garantida para a Mostra Competitiva do 40º Festival de Dança de Joinville, concorrendo na categoria Jazz Conjunto Sênior e aguarda resultado da seletiva em outras categorias.

 

Histórico

A primeira participação da companhia no Festival de Dança de Joinville foi em 2011, ano em que foi vice-campeã na categoria Jazz, Conjunto Sênior. Em 2017, a Cia de Dança de Cubatão venceu em primeiro lugar na categoria Jazz, com a coreografia “Amores Crônicos” e garantiu a vaga para o ano seguinte.

 

Em 2018, a companhia concorreu com quatro trabalhos e todos foram premiados. Entre eles, a bailarina Yasmin Matos foi aprovada com dois solos, um de Jazz e um de Contemporâneo. Nesta última categoria, mais uma coreografia da cia cubatense foi aprovada na seletiva.

 

Além disso, a Cia de Dança de Cubatão foi indicada a três prêmios especiais: melhor grupo do festival, melhor bailarina e melhor coreógrafa, os dois últimos para Yasmin Matos. Venceu como melhor grupo de 2018 — a maior premiação do festival —, com a coreografia “Além daqui” (Jazz, Conjunto Sênior), e Yasmin ganhou como melhor bailarina. “Nós fomos ovacionados, aplaudidos de pé e isso ficou marcado na história da dança”, lembrou Vanessa, ressaltando que o público estimado era de 6 mil pessoas na ocasião. Ainda neste ano, a Cia de Dança e a bailarina Yasmin Matos entraram definitivamente para a história do Festival de Dança de Joinville, gravando os seus nomes na Calçada da Fama.

 

Em 2020, no primeiro ano de pandemia, a Cia de Dança de Cubatão, por ter sido premiada em 2018, foi convidada para o Festival dos Festivais, realizado no formato online. A companhia cubatense inscreveu as coreografias de 2018 e o duo de 2019, e obteve as maiores notas do festival, inclusive na votação popular.

 

Em 2022, mais uma vez, o grupo foi premiado nas 4 categorias em que concorreu no festival e mais uma vez ficou em primeiro lugar com a Coreografia “Além daqui...”, confirmando a qualidade artística do grupo.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..