Novas instalações médicas levam o nome do médico Anis Maluf
VALENTIM CARDOZO
Da Redação
Com direito a fogos, a prefeitura de Cubatão inaugurou na última segunda-feira (14) as novas dependências da Policlìnica, que funcionará no andar térreo do Edifício Castro. Apesar das festividades e discursos ocorrerem no dia de hoje, o atendimento aos munícipes irá acontecer somente dia 15.
Durante a cerimônia, uma placa em homenagem ao ex-vereador Anis Maluf (in memorian), foi entregue para a filha Sandra (que é médica, como foi o pai) e a viúva e também ex-vereadora Jô Maluf. A policlínica levará o nome do cardiologista que durante décadas atendeu na cidade.
"Não tenho palavras para descrever isso. Meu pai dava a vida por essa cidade e não vejo homenagem mais digna do que essa. Fico muito feliz", disse Sandra. Já para a também ex-vereadora e viúva de Maluf, a homenagem foi justa. "Agradeço a todos os presentes, principalmente aqueles que foram pacientes dele, sem deixar de lembrar do vereador Jair do Bar (PT), que foi autor do projeto que dá o nome de Maluf para a Policlínica".
PREFEITO E SECRETÁRIA - Presentes no evento, o prefeito Ademário (PSDB) e a secretária de Saúde, Andréa Pinheiro, também falaram sobre a inauguração da Policlínica nas dependências do antigo Edifício. "O destaque é dar uso a esse elefante branco que era o Castro. A Policlínica tem autos atestados e aprovados por todos os orgãos competentes", disse Ademário. Já Andréa relembrou o tempo no qual ela própria trabalhou no prédio onde ficava a Policlínica anteriormente (acoplado a Companhia Municipal de Trânsito - CMT). "Eu conheci bem todos os problemas estruturais que as antigas dependências possuíam. Hoje a Policlínica está em um local climatizado e fico feliz por isso".
CONTRAPONTO: "Inaugurar um prédio é importarnte, mas não pode parar por aí", diz vice-prefeito
Já declarado pré-candidato ao executivo em 2020, o atual vice-prefeito, Pedro de Sá, falou da importância das novas instalações, porém, segndo ele, deve haver acompanhamento da atual administração para que o local funcione com excelência. "A lição de casa não terminou ainda, pois governar quer dizer estar sempre olhando para frente. Garantir que tenhamos profissionais para atender a população é a outra etapa do trabalho, a qual é dever do Governo fazer com que isso aconteça".
CONSELHO PROMETE FISCALIZAÇÃO - Já para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alessandro Oliveira, é dever de todos os conselheiros da Saúde de Cubatão continuarem a fiscalizar a pasta. "Sem sombra de dúvida é papel nosso atuar dessa forma. Iremos fiscalizar não só as questões financeiras como também a qualidade dos serviços que aqui serão prestados. O Conselho já estava cansado de tantas reclamações e denúncias, que eram muitas na antiga Policlínica, que funcionava como um improviso quase eterno. Agora vamos torcer para que todas as especialidades venham funcionar", disparou.
EDIFÍCIO CASTRO: Um elefante branco extinto? Devido a parte superior do prédio, ainda não...
Apesar da inauguração da Policlínica na parte inferior do prédio, a fama de elefante-branco do Edifício Castro, parece ainda bem longe do fim. A FOLHA DE CUBATÃO recorda que em uma matéria publicada pelo jornal, no dia 28 de junho deste ano, ficou confirmado que os andares superiores, que eram destinados como moradias para os antigos compradores, ainda sofrem com o abandono, pois estão sendo castigados pelo tempo.
A prefeitura havia dito para a nossa equipe de reportagem na época, que uma parceria entre os governos municipal e estadual havia sido firmada, para enfim dar-se uma destinação ao embróglio dos apartamentos nos andares superiores.
Em resposta ao questionamento da FOLHA, na data da publicação da reportagem no jornal, a prefeitura disse em nota que, havia um acordo da administração municipal com o Centro de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), para que as moradias fossem recuperadas e financiadas pelo próprio orgão estatal. A nota ainda dizia que até aquele momento, não havia sido realizada uma avaliação para se definir o critério para a escolha das pessoas que viriam a usufruir da aquisição dos imóveis, e, que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), da parte superior do Castro, ainda não foi concedido devido a largura das escadas, as quais são considerdas estreitas.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!