Cubatão, 21 de Novembro de 2024 - 00:00:00

Construindo Música promove conhecimento e diversão para alunos da educação integral da rede pública de Cubatão

11/05/2023
Construindo Música promove conhecimento e diversão para alunos da educação integral da rede pública de Cubatão Construindo Música chega em Cubatão.

 

Pocket show ao vivo no Youtube marcou o início das atividades do projeto que beneficiará 30 educadores e seus alunos

 

Utilizar a vivência musical em sala de aula para promover competências essenciais para a formação integral dos futuros cidadãos é o propósito do projeto Construindo Música, que chega a Cubatão este mês em mais uma edição com incentivo do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A iniciativa é realizada pela Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral - e patrocinada pela Braskem, que conta com uma unidade industrial na região.

 

A ação envolve 30 educadores e seus alunos. Com muita animação para as crianças, seus familiares e o público em geral, um divertido pocket show ao vivo, transmitido pelo canal da Evoluir no Youtube, marcou o início das atividades do projeto em Cubatão. Os módulos de formação para os professores inscritos acontecem de maio a outubro, com um evento especial de confraternização e encerramento.

 

A implementação pedagógica do Construindo Música inclui acompanhamentos híbridos e entregas de materiais de apoio, com nove encontros formativos para os professores. Uma reunião introdutória dá início às atividades para explicar o projeto em linhas gerais. Nos demais dias os participantes recebem orientações desde os conceitos teóricos fundamentais, baseados nas modernas tecnologias pedagógicas, até a sugestão de atividades práticas que os educadores podem conduzir em sala de aula, utilizando os kits de materiais fornecidos gratuitamente.

 

Todas as escolas participantes recebem, ainda, exemplares do livro Todo Mundo Sente, da editora Evoluir, que também virou música e permeia todo o conteúdo do projeto. “Todos os projetos da Evoluir são elaborados para ajudar a desenvolver cinco competências que serão fundamentais para que esses estudantes possam prosperar como cidadãos, ajudando a construir um futuro melhor”, destaca Júnior Ribeiro, coordenador do Construindo Música na Evoluir.

 

 “A partir da competência Mergulhar em si, promovemos habilidades e atitudes voltadas para o autoconhecimento e equilíbrio emocional. Já na Voz ativa, trabalhamos a capacidade de comunicação e argumentação. Com o Fluir em equipe, abordamos relacionamento e interação”, explica. “Outra diretriz é Entender o mundo, com elementos para estimular a compreensão das diversas dimensões da realidade na qual estamos inseridos e pensamento crítico. Por fim, a competência Agir consciente abrange cidadania e engajamento comunitário para a promoção do bem comum”.

 

 O coordenador da Evoluir acrescenta que, no caso do Construindo Música, a manifestação da arte musical foi o caminho proposto para estimular todas essas competências. “O projeto está, inclusive, bastante alinhado à Base Nacional Comum Curricular, fomentando de maneira lúdica essas habilidades e unindo aprendizado e diversão, seja enquanto se aventuram a tocar, cantar ou dançar alguma música, ao reconhecer os sons do próprio corpo ou mesmo ao reciclarem materiais para construir seu próprio instrumento musical”, diz Ribeiro.

 

 “Nessa última tarefa, podemos ainda trazer para os alunos conceitos importantes de preservação do meio ambiente e sustentabilidade, que conversam com toda a trajetória de conhecimento e desenvolvimento integral viabilizada pelo projeto”. “Apoiar o projeto Construindo Música reforça o compromisso da Braskem em promover conhecimento para toda a sociedade. Fazer parte dessa iniciativa educacional tão rica para educadores e estudantes é muito gratificante, pois sabemos que apoiar a educação é o melhor caminho para formar cidadãos” explica Sylvia Tabarin, Gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..