Cubatão, 19 de Setembro de 2024 - 00:00:00

Cubatão faz parte da "Jornada do Patrimônio"

02/08/2024
Cubatão faz parte da Estação das Artes, em Cubatão.

Recuperando a memória sobre as ferrovias de São Paulo, evento abre as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico

Abrindo as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, anuncia a 5ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo. Com o tema “Ferrovias”, o evento promove atividades gratuitas em 40 municípios entre os dias 2 e 4 de agosto, promovendo o resgate da memória do sistema ferroviário paulista.

Neste ano, o evento leva programação artística para espaços históricos, com o foco na importância das ferrovias. A antiga malha ferroviária representa não apenas um meio de transporte, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural. Um meio não só de locomoção, e sim de histórias, vivências, trocas e experiências.

“Uma vez que o sistema ferroviário conectava mercadorias e pessoas, ele permitiu um rico intercâmbio cultural dentro do estado. Neste ano, a Jornada vai fazer o resgate dessas histórias que, por meio das rodovias, marcaram a história de São Paulo”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Além da capital paulista, a Jornada do Patrimônio chega aos municípios de Bananal, Botucatu, Brodowski, Chavantes, Cubatão, Ourinhos, Santa Bárbara D’oeste, Tupã, Araraquara, Bauru, Biritiba Mirim, Casa Branca, Descalvado, Echaporã, Jaboticabal, Jaguariúna, Jundiaí, Mairinque, Mogi Das Cruzes, Pindamonhangaba, Queluz, Santa Rita Do Passa Quatro, Santana De Parnaíba, Taubaté, Santos, Águas Da Prata, Caieiras, Campinas, Campos Do Jordão, Cardoso, Cosmópolis, Cruzeiro, Guararema, Santo André, Araçatuba, Ribeirão Preto e Sorocaba.

CUBATÃO

Entre Trilhos – Uma Vivência com Patrimônio Imaterial

A Jornada do Patrimônio 2024 chega como um espaço dedicado à valorização, proteção e promoção da identidade dos povos e regiões do Estado de São Paulo. Durante o evento, serão apresentados personagens, histórias e toda a riqueza cultural legada até os dias de hoje pela diversidade de povos que ajudaram na formação do Estado. Desde cultura popular até música, artesanato e brincadeiras para todas as idades, as atividades propostas para este dia,  destacam os patrimônios imateriais presentes por todos os cantos de São Paulo.

Estação das Artes – Av. 9 de Abril, 2800 – Centro. Dia 2, das 10h às 17h.

Sobre a estação de Cubatão – uma das mais antigas do estado, foi inaugurada junto com a linha da SPR em 16 de fevereiro de 1867. No ano seguinte, um novo prédio foi construído para substituir o anterior, considerado “muito acanhado”. Em 1898, entre a estação de Cubatão e a localidade de Pilões, foi aberto um ramal particular com 15 km de linhas, incluindo 4 km de ramal lenheiro e 1 km para transportar papel da Cia. Fabril do Cubatão. Este ramal pertencia à City of Santos Improvements Co. e possuía 6 locomotivas e 45 vagões, transportando passageiros, frutas e madeira, cobrando 500 réis para todo o percurso. O prédio atual, mais moderno, data da década de 1960. Após a interrupção do transporte de passageiros, a estação ficou abandonada por um período. No início da década de 1990, foi transformada no espaço cultural Estação das Artes. Ao lado da estação, ainda existe uma antiga passarela de ferro, tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão (CONDEPAC), mas que necessita urgentemente de obras de restauração.

Trilhas em trilhos
Com Equipe Plataforma

Lúcia Oliver, Mayarah Magalhães e Andrea Doria são multiartistas cubatenses, juntas interpretam as rainhas das serras. A equipe Plataforma traz em seu repertório trilhas que envolvem e caminham sobre os trilhos das ferrovias nostálgicas. Poesias e canções que reverberam no território até a atualidade.

Estação das Artes – Av. 9 de Abril, 2800 – Centro. Dia 2, 14h

Ação município: 10h – Abertura com a Banda Marcial Infantil de Cubatão

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..