Mesmo com a alta demanda, município não constrói novas ciclovias há pelo menos 3 anos.
Nos últimos anos, foi perceptível o crescimento de ciclistas nas vias de quase todo o país. Segundo a pesquisa Origem e Destino realizada pela EMTU em 2012, só em Cubatão, são 13 mil ciclistas que transitam pelas vias da cidade diariamente. Algumas cidades se adaptaram de forma aceitável a esse grande volume, já outras nem tanto. Cubatão, por exemplo, tem a pior posição entre as cidades da Baixada Santista quando o assunto é espaço destinado para ciclistas. De acordo com números informados pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura da cidade, Cubatão possui pouco mais de 14 quilômetros de ciclovias espalhadas no município. Além da baixa quilometragem, as ciclovias existentes sofrem com a ausência de manutenção. Em termo de comparação, Praia Grande possui quase 100 quilômetros de ciclovias. Na vizinha Santos, são quase 50 km de vias para uso dos ciclistas.
Para o comerciante Ernani Patrício da Silva, que além de comercializar bicicletas e acessórios para bikes, pedala profissionalmente há 25 anos, as ciclovias de Cubatão estão péssimas, e compara Cubatão a outros municípios menores, que possuem uma malha ciclo viária maior. “Falta incentivo do Poder Público, e as poucas ciclovias que a gente tem falta manutenção”, disse o comerciante. Sobre a pior ciclovia da cidade, Ernani elege dois trechos: um da Vila Natal até as proximidades da Vila Esperança, e da ciclovia que está localizada no canteiro central do antigo canal da Avenida Henry Borden como os piores pontos da cidade.
Comércio na Ciclovia
Na Vila Esperança, a ciclovia que está localizada na avenida principal praticamente perdeu espaço para barracas de lona que comercializam de tudo. E o que menos se observa são bicicletas na via, que acabam dividindo espaço com carros, caminhões, motos e ônibus na movimentada avenida.
Iluminação
No Jardim Casqueiro, o trecho que liga o bairro à Ilha Caraguatá está praticamente sem sinalização de solo. Várias guias de concreto que separam a ciclovia da pista simplesmente sumiram, além do asfalto estar esburacado. À noite, a iluminação é precária, causando o sentimento de insegurança aos ciclistas. Ainda sobre a falta de iluminação, outra ciclovia que sofre com a ausência de luz é a extensão que liga os bairros da Vila dos Pescadores e Vila São José. Nessa região, o ciclista que pretende prosseguir pedalando por toda a extensão da via tem de ficar muito atento! Não existe sinalização para motoristas e ciclistas nas partes em que a ciclovia é interrompida pela Avenida Tancredo Neves. As guias de concreto não estão rebaixadas, e as que estão foram improvisadas.
Sinalização de solo
Na Vila São José, existem duas ciclovias. Uma que percorre o duto da Transpetro e a outra que foi adaptada na rua São Francisco de Assis durante o governo da ex-prefeita Márcia Rosa. Nesse segundo trecho, a sinalização de solo é praticamente inexistente, e, às vezes, nem os veículos respeitam a via destinada aos ciclistas. Na avenida Nove de Abril, a ciclovia, que foi construída durante o governo do ex-prefeito Nei Serra, também sofre com desgaste do tempo. Em diversas partes, a pintura de solo é inexistente.
Uma das ciclovias que mais chamaram a atenção da nossa equipe de reportagem é a que liga a avenida Henry Borden nas proximidades do Hospital até a rodoviária da cidade, também localizada na mesma avenida. A ciclovia foi construída em cima do canal existente na região. Tampas de concreto foram adaptadas como pista o que representa perigo aos ciclistas por causa da falta de manutenção no local.
O que diz a Prefeitura
Sobre a baixa extensão de ciclovias na cidade, a prefeitura informou por nota que há um plano de expansão em fase de estudos, que vai determinar como serão implantadas as ciclovias e ciclofaixas na Cidade. O plano prevê a ampliação dos atuais 14,8 km para 43,25 km, quilometragem que poderá ser alterada até a conclusão do plano. Como ainda está em fase de estudos, não há data prevista para inicio das obras. Em relação à manutenção das ciclovias, a Assessoria informou que existe um pedido da Companhia Municipal de Trânsito junto à Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos para tal serviço - pasta responsável pela manutenção do pavimento - mas não foi dado prazo para a execução A manutenção inclui o trecho entre a Vila dos Pescadores e a Vila São José, que é de administração municipal. Além do reparo no solo, foram solicitados o reparo e a manutenção na iluminação das vias.
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