No começo desta semana, a deputada Solange Freitas protocolou o projeto de lei que institui a semana de conscientização e prevenção ao câncer nas comunidades a ser realizada anualmente na segunda semana do mês de abril. O motivo de ter escolhido essa data é que no dia oito de abril se comemora o dia Mundial de Combate ao Câncer.
A ideia é intensificar a divulgação e conscientização para minimizar a falta de informações e facilitar o acesso a saúde nas periferias. Estudo inédito divulgado pela Oncoguia, em parceria com Data Favela e o Instituto Locomotiva, revela que o diagnóstico nas favelas é muito tardio.
Há dois grandes problemas na conexão da população mais vulnerável com os cuidados em saúde oncológica: a desinformação e os gargalos para o início e a continuidade do tratamento. Sendo assim, a semana de conscientização visa levar informações sobre a prevenção e combate, os riscos da doença, seus fatores, causas, formas de tratamento e todas as informações que sejam pertinentes ao câncer.
No dia de hoje (18), a parlamentar defendeu o projeto na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. “Não é apenas mais uma semana de alguma coisa. É muito mais que isso. É forçar o poder público a fazer. Forçar o poder público a se dedicar a essa causa. Se não tiver essa semana é menos uma ferramenta para ajudar as comunidades“, conclui a deputada.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!