por Cleide Grillo
Quem nunca sentiu uma dor especifica, foi ao médico realizou, exames e a conclusão foi que o problema era de origem emocional? A maioria dos problemas emocionais reflete para o físico “somatização”. Estamos vivendo um momento de busca constante por aceitação, superação de limites, lutas por sobrevivência e status social. Temos muitas perguntas, estamos confusos e desorientados. Pois quanto maior e mais eficiente é a comunicação de massa e a velocidade da informação, menos capacidade nós temos de refletir sobre a nossa realidade.
A tecnologia nos apresenta o mundo e uma gama de informações, porém nos afasta cada vez mais das relações concretas, nos isolando muitas vezes dos contatos sociais e relacionamentos interpessoais tão importantes para uma vida saudável. Estamos adoecendo emocionalmente e mais do que nunca o profissional de psicologia se faz necessário.
Neste 27 de agosto foram comemorados 57 anos em que a profissão do psicólogo foi reconhecida por lei e sua prática regulamentada pelo Conselho Regional de Psicologia no Brasil. Ainda é comum a visão errônea de algumas pessoas quanto a nossa profissão, associando-a a uma atividade passiva em que o profissional está atrás do divã ocupando uma função de “escuta”. O trabalho do psicólogo vai muito além, a construção científica nos permite uma amplitude no que diz respeito a atuação, nos possibilitando trabalhar em praticamente todas as áreas da sociedade, seja nas organizações, educação, saúde e em qualquer âmbito em que houverem seres humanos. A atuação do psicólogo é fundamental para que as pessoas possam entender um pouco mais sobre si mesmas.
“PSICÓLOGO é aquele que nos apresenta para quem realmente somos e nos mostra o caminho para sermos quem desejamos ser.”
Cleide Grillo é
Psicóloga da Casa da Esperança
“Dr. Leão de Moura”. - CRP 06/21426
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!