Um dos diretores do curta metragem é o cubatense Matheus Souza.
VALENTIM CARDOZO
Da Redação
Baseado em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) O documentário “Flutuando”, que aborda a realidade de moradores da cidade de Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, será exibido nesse sábado, dia 29, as 18 horas, no Teatro Rosinha Mastrângelo, na Vila Mathias, em Santos. Para quem quiser assistir, a entrada é franca e basta retirar o ingresso na hora na bilheteria do próprio teatro, porém, haverá arrecadação de roupas que serão destinadas a instituição “Espaço Fraterno de Peruíbe”, da própria cidade de Peruíbe, que inspirou o curta-metragem.
A ideia de se fazer o documentário veio dos próprios diretores do “Flutuando”. Bianca Faria e Deborah Paixão (autoras do TCC), e do fotógrafo Matheus Souza. “Tudo foi gravado em Peruíbe, onde a mãe de Déborah realiza há anos o projeto Moradores das Calçadas, onde todos nós percorremos caminhos inesperados. A princípio, o roteiro foi pensado por meio de um viés de adoecimento mental, porém, encontramos novos rumos durante as gravações, o que nos fez buscar e mostrar diferentes cenários e vivências de pessoas em situação de rua”, diz Matheus, que é morador de Cubatão.
Matheus, Deborah e Bianca revelam que o filme visa a vivência, contexto histórico sobre etnias, sobre loucura, religião e a rua, sempre com a perspectiva deles, que vivenciam o dia a dia nas calçadas e marquises. “Flutuando tenta trazer você para dentro desse espaço e para fora das caixas, que já estão implantadas na nossa mente. Só assim, podemos ir além para pensarmos profundamente”.
MUSICA – O público que for prestigiar o documentário “Flutuando”, no Rosinha Mastrângelo, vai poder também curtir as apresentações musicais da banda “Baluart” e da cantora “Anabya”. O endereço é na Avenida Pinheiro Machado, 48, na Vila Mathias, em Santos/SP.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!