Cubatão, 21 de Novembro de 2024 - 00:00:00

Folha de Cubatão entrevista Zé Carlos, pré-candidato do PT.

04/10/2019
Folha de Cubatão entrevista Zé Carlos, pré-candidato do PT. Zé Carlos Ribeiro é pré-candidato do PT, para a prefeitura de Cubatão, em 2020.

"É difícil avaliar um governo (Ademário - PSDB) onde nada se vê. As últimas obras da cidade, ainda são do governo Marcia Rosa (PT)"


Zé Carlos Ribeiro, o Zé Carlos do PT e pré-candidato a prefeito


FOLHA DE CUBATÃO: Quem é o Zé Carlos do PT?
ZÉ CARLOS DO PT: É um baiano de 60 anos, da cidade de Juazeiro (BA), grudadinho com a vizinha pernambucana, Petrolina. Cheguei em Cubatão com um ano de idade.


FOLHA DE CUBATÃO: Qual a atual situação do Partido dos Trabalhadores?
ZÉ CARLOS DO PT:
Passamos por uma situação de análise, nesse momeno. O partido não saiu derrotado das ultimas eleições, como muitos pensam, pois fomos a legenda com o maior número de governadores eleitos e também com a maior bancada na Câmara dos Deputados. O Fernando Haddad foi para o segundo turno em torno de tudo que houve na campanha. Se hovesse mais umas semana de pleito, o PT teria vencido a eleição presidencial.


FOLHA DE CUBATÃO: E o PT de Cubatão?
ZÉ CARLOS DO PT:
No dia 08 de setembro, o PT realizou na sede do SindLimpeza sua eleição, com mais de 200 filiados. Foi uma eleição de chapa única, a qual era encabeçada pelo meu nome, com o apoio maciço de praticamente todos militantes do PT na cidade de Cubatão. Foi um momento de confraternização democrática para nós do PT.


FOLHA DE CUBATÃO: Após as eleições internas, ficou definido o trilhar do PT de Cubatão para as próximas eleições?
ZÉ CARLOS DO PT:
Não ficou definido nada, ainda. O que vamos fazer agora é avaliar a situação interna do partido. Estamos em um momento diferente de quando o PT  foi fundado há cerca de 40 anos atrás. Hoje a maioria da sociedade é digital e não mais fabril. Temos que adequar o partido de acordo com as transformações do cotidiano e dessa nova realidade socioeconômica e política que existe hoje no Brasil.


FOLHA DE CUBATÃO: Mas  seu nome é uma opção para a prefeitura, agora que você é presidente do PT de Cubatão?
ZÉ CARLOS DO PT:
Existem grupos internos dentro do PT que apoiam o meu nome para ser candidato a prefeito. Mas isto é um processo que está se construíndo e que com certeza vai ser por meio de um debate político e democrático, até por que o PT é assim. Há a necessidade de conversarmos com a sociedade e haja vista, que o perfil de Cubatão hoje em dia é bem diferente de anos atrás, também.


FOLHA DE CUBATÃO: Nesse momento  é só você?
ZÉ CARLOS DO PT: Sim.


FOLJHA DE CUBATÃO: Mas podem haver outras opções além do seu nome?
ZÉ CARLOS DO PT:
Não digo só em nomes. É muito pouco o PT pensar só no PT. Estamos vendo a possibilidade de se formar uma grande frente progressista com o PSOL, PDT, PCdoB e PCB para combater essa política nefasta que hoje está no poder.


FOLHA DE CUBATÃO: Qual o posicionamento dos dois vereadores do PT hoje na Câmara de Cubatão?
ZÉ CARLOS DO PT:
Não há um posicionamentoo definido por parte de nossos vereadores ainda, por que o PT começou a se restruturar dentro da cidade com as eleições internas. Claro que temos um projeto político que se adapta a própria história do PT, porém somos um partido generoso. Quem quiser ficar, fica; e quem quiser sair; sai. Mas, para quem quer ficar, vai ter que ficar e participar da construção deste projeto político.


FOLHA DE CUBATÃO: Houve um momento em Cubatão em que os 15 vereadores apoiavam o governo Ademário (PSDB), inclusive os dois do PT. Essa posição continua?
ZÉ CARLOS DO PT:
Já existem diferenças nesse posicionemento por parte dos vereadores. Até por que esse é um governo que não está fazendo nada na cidade. É um governo que recebe inúmeras críticas, sejm elas na educação, com a questão da merenda, na saúde e fica difícil apoiar um governo desses, que não dá o valor necessário aos servidores públicos e falta com a manutenção de Cubatão. Ou seja, realmente fica difícil para um paramentar apoiar um governo quenão faz absolutamente nada. A questão da taxa de iluminação por exemlo, foi uma idéia do governo do PT em cobrar este imposto, no entanto, o atual prefeito, que era vereador na época, votou contra. Sendo assim, contraditório a partir do momento em que sentou na cadeira, e o pior, é que não vemos isso sendo revertido para a cidade, pois as ruas continuam escuras e a criminalidade acontece.


FOLHA DE CUBATÃO: O PT ficou oito anos no poder em Cubatão, com a ex-prefeita Marcia Rosa. Houve erros?
ZÉ CARLOS DO PT:
Houve mais acertos do que erros. No entanto, o erro veio quando a macroeconomia do pais recuou e faltou uma melhor interlocução com os servidores. Foram muitos abalos e ataques a questão do PT e da ex-presidente Dilma. A partir daí criou-se toda uma situação para combater não só o Governo Dilma, mas todos os governos petistas espalhados pelo Brasil, como foi o caso de Cubatão. Os erros precisam ser corrigidos e apurados, e, quem agiu de má fé, o poder judiciário deve fazer pagar. Quem roubou tem que ir para a cadeia


FOLHA DE CUBATÃO: Como você vê o atual governo?
ZÉ CARLOS DO PT:
Dificil falar do que não se vê. Muita coisa que tem ainda na cidade foi do governo Marcia Rosa.


FOLHA DE CUBATÃO: Você sempre foi considerado o "homem forte" do governo Marcia Rosa. Como é o seu relacionamento hoje com a ex-prefeita Marcia Rosa? Ela ainda poderia ser mais uma pré-candidata do PT a prefeitura?
ZÉ CARLOS DO PT:
Olha, sempre achei que essa coisa de "homem forte" é um coisa criada pela mídia, Forte eu, só se for no peso... (risos), pois eu era o mais pesadinho no governo dela. Forte era ela. Era a a prefeita Marcia Rosa que possía a caneta. E se ela puder ser candidata eu acho que o PT tem que discutir o nome dela, para que lá na frente ela possa falar sobre o legado que ela deixou para a cidade. E sobre eu ter a confiança dela, ela também tinha a minha. Eu sempre confiei muito na Marcia.


FOLHA DE CUBATÃO: O que o PT de Cubatão deve falar para a população, para que se tenha um novo governo petista no município?
ZÉ CARLOS DO PT:
O povo de Cubatão sabe que o governo do PT é gerar emprego e estimular o comércio. O atual governo por exemplo, fechou a CURSAN sem haver necessidade, a questão da empresa de segurança Marvin, o fim da função das cobradoras nos ônibus municipais e por aí vai. Um governo que gera desemprego.


FOLHA DE CUBATÃO: O que o povo pode esperar de um possível governo Zé Carlos do PT?
ZÉ CARLOS DO PT: Um governo bastante dedicado a cidade e preocupadíssimo em fazer que a máquina pública gere emprego. Voltar a ter uma educação forte e uma saúde de qualidade, além de tentar revitalizar a indústria de alguma forma. O emprego é de extrema importancia e, pensarmos que a população de Cubatão está passando fome. O próximo prefeito deve se preocupar com a geração de emprego e renda para o município.
 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..