Cubatão, 19 de Setembro de 2024 - 00:00:00

Frente Ampla relembra perda da autonomia política de Cubatão

31/03/2023
Frente Ampla relembra perda da autonomia política de Cubatão

Frente Ampla relembra perda da autonomia política de Cubatão

 

Ato vai reunir personalidades que lutaram pela liberdade política e democrática da Cidade

 

Ditadura nunca mais! Renovando o compromisso da sociedade com os valores democráticos, a Frente Ampla Cubatão vai reunir personalidades que lutaram por direitos e liberdades individuais e pela autonomia política de Cubatão, durante a ditadura militar (1964-1985). O Ato em Defesa da Democracia, Verdade e Memória, será dia 31 de março, às 17horas, na Câmara Municipal de Cubatão, marcando os 59 anos do golpe militar que jogou o país na repressão e no terrorismo de Estado.

 

Em Cubatão, a ditadura se escancarou em 1968, quando a Cidade foi considerada área de interesse nacional, por sediar a Refinaria Presidente Bernardes, perdendo a autonomia política. Foram 17 anos sem eleger prefeito. O silêncio só foi interrompido em 1985, quando, a pressão popular pela reabertura democrática ganhou as ruas, nas vozes de ALAIR DE CARVALHO BOSSAN; ANIBAL ORTEGA; DOJIVAL VIEIRA; EUZÉBIO FLORÊNCIO; MARLENE ALVES DE OLIVEIRA MELO; MARIO GOCHI, MICHAJLO HALAJKO JR.; JOSÉ FERNANDES FLORENTINO; ROLANDO ROEBELLEN e ROMEU MAGALHAES, entre outros.

 

Por isso, nesta data, essas personalidades serão homenageadas no evento. Aos poucos, Cubatão e o Brasil, voltaram a respirar ares democráticos, começando a investigar os crimes cometidos pelo Estado, contra as liberdades individuais. Tortura, perseguição e morte foram saldo infeliz dos “anos de chumbo”, que ainda exige reparação. O Ato em Defesa da Democracia, Verdade e Memória é vigília da sociedade cubatense contra um mal contido, mas que lateja no porão.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..