Cubatão, 23 de Novembro de 2024 - 00:00:00

Há três dias em frente à Prefeitura, caminhoneiros esperam posicionamento de Ademário

22/06/2021
Há três dias em frente à Prefeitura, caminhoneiros esperam posicionamento de Ademário Foto mostra toda a saga dos caminhoneiros...

 

Categoria não dispõe de pátio na cidade e não pode estacionar nos bairros onde moram.

 

VALENTIM CARDOZO

Da Redação

Desde a noite do último domingo (20), caminhoneiros de diversos bairros da cidade estacionaram seus veículos no estacionamento do Paço Municipal de Cubatão, como ato de protesto as multas de trânsito que vem recebendo por parte da Companhia Municipal de Trânsito – CMT (autarquia da Administração Municipal), por estacionarem os caminhões nas ruas da cidade. A infração é autuada mesmo que o veículo esteja estacionado em frente à casa do Motorista.

 

No entanto, não há na cidade um pátio para que os motoristas de caminhões estacionem seus veículos, o que faz com que os mesmos tenham que deixá-los muitas vezes em postos de gasolina, fator que causa outros desgastes. “A promessa de um pátio para os motoristas de caminhões é antiga em Cubatão, pois falou-se muito de um terreno no parque São Luiz, que acabou sob uso de uma empresa privada. Estamos deixando os caminhões em pátios de postos de gasolina, e, com isso, corremos o risco de furtos de materiais como lonas, pneus, cordas além de termos de nos virar para retornar para nossas casas, independente do horário”, diz o caminhoneiro Sebastião Nascimento (48), morador do Bolsão 9, que segundo ele, por muitas vezes pagou a pernoite para estacionar o caminhão.

 

Já na segunda-feira (21), o manifesto em frente à Prefeitura ganhou mais força, com a presença de representantes de sindicatos e associações da categoria, os quais explicaram aos demais, que medidas protocolares já foram encaminhadas junto a Prefeitura. “Queremos ser ouvidos, caso isso não ocorra, as coisas não irão ficar muito boas para o prefeito (Ademário Oliveira – PSDB), pois iremos parar as entradas da cidade”, disse Denis Alves da Silva, que é diretor de um dos sindicatos da classe na região.

 

Após as orientações dos líderes sindicais, o vereador Rafael Tucla (PP), que também estava presente no manifesto, se colocou à disposição dos caminhoneiros, dizendo que a reinvindicação da classe é legal e merece ser atendida. “Uma reivindicação antiga e necessária, que nada mais é que regulamentação do estacionamento dos caminhões dentro dos bairros, com Bolsões específicos, área regulamentada, via pavimentada e reforçada para que não haja problemas de estrutura. Se o prefeito quiser ele pode fazer isso, pois basta ele enviar um Projeto de Lei para a Câmara e, caso ele faça isso, espero que seja um projeto saneador, pois estaremos juntos aos caminhoneiros no que eles precisarem”, disse.

 

Na manhã de terça-feira (22), os caminhoneiros continuavam em frente ao Paço Municipal, com o intuito de serem atendidos pelo Prefeito. Precavido por uma manifestação mais aflorada por parte da categoria, a Administração Municipal iniciou o dia com suas ruas adjacentes cercadas por cavaletes.

 

PREFEITURA - A Companhia Municipal de Trânsito esclarece que já havia informado os 38 proprietários de caminhões e ônibus que possuíam licença para estacionar seus veículos de grande porte em ruas do Bolsões Sete, Oito e Nove, sobre a revogação dessa autorização. Frisa que o diálogo junto a esses trabalhadores vem acontecendo constantemente. Além de serem previamente comunicados sobre a suspensão dessa autorização, os motoristas também foram informados sobre o novo espaço disponibilizado pela Prefeitura para o estacionamento desses veículos: no fim da Rua Olívia de Jesus Peralta, no Jardim Casqueiro. A CMT enfatiza que, anteriormente, a Administração Municipal de Cubatão já havia ofertado estacionamento gratuito para estes mesmos veículos no pátio municipal situado na Av. Plínio de Queiroz. Destaca, ainda, que a cidade é uma das únicas da Região a oferecer estacionamento gratuito de caminhões para os munícipes que trabalham com esta categoria, com toda segurança e equipamentos de apoio.

 

A Prefeitura de Cubatão informa que as 38 licenças de estacionamento pertencentes a proprietários de caminhões, ônibus e veículos de grande porte dos Bolsões foram revogadas na semana passada, conforme portaria publicada na edição 745 do Diário Oficial Eletrônico de 16 de abril. O motivo são os impactos negativos causados pela constante movimentação de veículos pesados nas ruas e avenidas dos bairros completamente residenciais, problemas esses denunciados por vários munícipes ao longo do tempo.

 

Caminhoneiros e vereadores tem conversa inflamada na Câmara

Parlamentares vão ao gabinete do prefeito na sequência.

 

A saga continuou na tarde da mesma terça feira. Durante a Sessão da Câmara, os trabalhadores entraram no Plenário da Casa de Leis e conversaram frente a frente com os parlamentares. O clima tense criado pelo momento, fez com que o presidente da Câmara, Ricardo Queixão (PSDB) suspendesse os trabalhos.

 

Apesar do diálogo entre vereadores e caminhoneiros ter sido acalorado, todos os vereadores tiveram direito a fala e, a maioria dos edis se colocou a favor dos motoristas, que filmaram com celulares as declarações de cada parlamentar. Praticamente ao clamar por ajuda dos vereadores para que a solução se resolva de forma rápida, os caminhoneiros afirmaram que, se algo não se acontecesse de forma rápida em benefício da classe, poderiam tomar atitudes mais contundentes como fechar as entradas da Cidade.

 

VEREADORES – Solidários com a situação, boa parte dos vereadores se dirigiu até o gabinete do prefeito, para tentar encontrar uma solução para o problema. A equipe de reportagem da FOLHA DE CUBATÃO acompanhou o êxodo dos vereadores até o gabinete do prefeito, para acompanhar a reunião, no entanto, a conversa entre os representantes dos poderes Legislativo e Executivo de Cubatão o correu de portas fechadas.

REUNIÃO - Após a reunião entre o Poder Executivo e os vereadores ficou definido que a CMT não vai multar por 15 dis. Amanhã (23) haverá outra reunião, com cinco integrantes dos caminhoneiros, vereadores e prefeito. è esperado um desfecho positivo sobre a questão ainda nesta quarta-feira.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..