Amanda Cardozo foi vítima de estelionatários, os quais se fazem passar por ela para adquirirem valores com supostas vendas falsas.
VALENTIM CARDOZO
Da redação
No último dia 2 de novembro, a administradora de empresas e moradora do Jardim Casqueiro, Amanda Cardozo (38), tirou a noite para ir se divertir com uma amiga, as quais estavam em um barzinho na cidade vizinha de Santos. Até o momento, uma atitude normal de para qualquer pessoa que procura um momento de lazer nos finais de semana, ha não ser por um inesperado motivo...
Em um certo momento, ao mexer no próprio celular, para visualizar sua conta no aplicativo Instagram para mais um registro de fotografia, ela percebeu que o mesmo estava desconectado e, ao tentar se conectar novamente com seu login e senha, o aplicativo informava que a senha estava incorreta. “Bem, como meu celular fica ligado direto e o Insta é atrelado ao Facebook, também tentei pelo próprio Facebook e, nada também aconteceu ...”, disse Amanda já bastante preocupada naquele momento com a situação.
Outra saída que ela encontrou foi mudar a própria senha do Instagram, porém o aplicativo não permitiu e, foi nesse momento que ela desconfiou o que realmente estava acontecendo “Quando chegou a senha de seis dígitos para eu cadastrar, foi ai que eu vi que o meu Insta não estava cadastrado mais no meu número de celular, mas sim em um número de DDD 11, como o final 1520, e o e-mail era lpagamentos37@gmail.com. Porém parei de me preocupar ainda acreditando que poderia ser “bug” do aplicativo e continuei curtindo minha noite”, explicou.
Ao perceber que Amanda manuseava muito no celular, sua amiga questionou o porquê e, ao ver o aparelho, ela a informou que a sua conta do Insta havia sido hackeada. “Quando ela me disse isso, olhei para minha conta novamente e vi que estavam oferecendo vendas no meu celular, como aparelhos de TV, para os meus próprios amigos do Instagram, aí tudo começou a virar um verdadeiro inferno de lá para cá, pois as pessoas estavam pedindo minha chave pix via o meu Whatsapp, para pagarem pelas supostas vendas que “EU” estaria oferecendo pelo Instagram. E eu tendo que informar que não estava vendendo nada”, relatou a vítima.
Ao notarem que trocaram todo seu acesso, ela começou a informar as pessoas que a procuravam que havia tido a conta hackeada, enquanto outros itens já estavam sendo vendidos na mesma como geladeira e sofá além de pedirem dinheiro em todos os horários possíveis, inclusive de madrugada. “Eu estou todos os dias nas minhas demais redes sociais informando as pessoas do ocorrido e pedindo para elas adicionarem a nova conta que eu criei no Instagram, explicando o que aconteceu comigo e, que pode acontecer com qualquer um. Porém, eu tive a audácia de entrar em contato com meu perfil antigo e os estelionatários foram irônicos comigo, pois falaram que só devolveriam meu perfil se eu depositasse 300 reais na conta deles” contou ela, já bem cansada de toda aquela situação.
Amanda tentou resolver o problema fazendo uma denúncia ao próprio Instagram sobre o ocorrido, porém o aplicativo informa sempre por meio de mensagem que não irá remover a conta. “Sendo assim, eu publiquei nos stories a própria resposta do aplicativo, no intuito de informar as pessoas do que estava acontecendo, pois as pessoas não param de me ligar e isso está afetando todo o meu psicológico, minha vida e meu trabalho. Minha maior preocupação é com as pessoas que podem acabar depositando dinheiro para esses bandidos como se fosse para mim e, eu acabar tomando um processo por algo que eu não estou fazendo”
Ela afirma que duas pessoas já caíram no golpe e depositaram dinheiro para os estelionatários pensando que fosse ela. Uma depositou cem reais e a outra, duzentos reais. “Quero muito que bloqueiem essa conta ou que devolvam meu perfil, apesar de já não me sentir mais tão segura para usá-lo e vou ficar com o novo que eu criei mesmo. Procurei a delegacia mais próxima da minha casa e me orientaram a registrar um B.O. via on-line na Delegacia de Crimes Cibernéticos em São Paulo e foi o que eu fiz, esperando que a partir daí e contando com a publicação dessa reportagem na FOLHA DE CUBATÃO, o problema possa ser resolvido, para que eu possa voltar a ter paz na minha vida”, conclui Amanda.
ESPECIALISTA EXPLICA COMO NÃO CAIR EM GOLPES DIGITAIS
Após ouvir toda a história de Amanda, a reportagem da FOLHA DE CUBATÃO, entrou em contato com o advogado especialista em crimes digitais Fabrício Posocco, que informou passo a passo o que as pessoas devem fazer ao caírem nesse tipo de golpe com estelionatários:
1. Recomendamos que o titular da conta informe aos seus amigos e familiares que seu perfil foi violado. Esse aviso pode ser feito por telefone e postado em outras redes sociais;
2. O titular da conta deve entrar em contato com a central de ajuda do aplicativo para informar que sofreu um golpe e indicar o link do golpe que lhe foi aplicado;
3. Importante registrar, através de prints da tela e do aplicativo, os contatos que a vítima fez com o administrador da rede social e, se possível, também os abusos praticados pelo fraudador;
4. Faça também um Boletim de Ocorrência relatando todo o fato;
5. Caso não seja solucionada a questão amigavelmente, é possível procurar um advogado de sua confiança e ingressar com uma ação judicial objetivando a recuperação da conta e a reparação dos prejuízos sofridos;
(*) Observação: para evitar cair em golpes como esse é sempre interessante habilitar a autenticação de dois fatores de segurança no aplicativo.
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