Cubatão, 06 de Abril de 2025 - 00:00:00

IBIS ESCARLATE – O Voo do Guará!

05/02/2025
IBIS ESCARLATE – O Voo do Guará!

por Maestro Roberto Farias (*)

 

No último 1º de dezembro de 2024, Cubatão recebeu mais uma homenagem por meio de seus artistas, mas especificamente a Banda Sinfônica de Cubatão. Reafirmando a sua vocação artística, em especial a música, dentro da Série SINFONIA NO PARQUE, constituída de cinco concertos, esses possíveis graças a execução das Emendas Impositivas destinada pelo Legislativo Cubatense, o grupo pioneiro do movimento musical da Cidade, que neste ano de 2025 completa 55 anos de atividades ininterruptas, desde a sua origem na Banda Musical Afonso Schmidt, cujo ensaio inaugural se deu a 4 de abril de 1970, oficializada através da Lei n. 1.102 em 20 de setembro de 1977, vindo a se constituir na atual Banda Sinfônica de Cubatão, essa que detém o pioneirismo na consolidação do novo modelo brasileiro do moderno conjunto de sopros e percussão (com piano e contrabaixos), exercendo grande motivação para o surgimento e reaparelhamento de vários outros conjuntos no país e na América do Sul, o grupo foi o protagonista da estreia mundial em grande estilo da magnífica IBIS ESCARLATE – O Voo do Guará!, do jovem compositor e grande colaborador dos Grupos Artísticos de Cubatão, Fernando Britto, cujo talento foi descoberto nos anos 2000 pelo Maestro Roberto Farias, que durante anos foi o seu tutor musical.

 

IBIS ESCARLATE – O Voo do Guará!, original para banda sinfônica e que tem duração aproximada de 7min30seg, ao mesmo tempo que exalta a figura do Guará Vermelho, ave-símbolo da cidade de Cubatão, revela o olhar de grandes expoentes da cultura musical brasileira a esse já reconhecido Celeiro de Artistas que é a nossa Bem-Amada Cubatão. Uma peça musical desafiadora, cuja estética é resultado do emprego de tonalismo, modalismo, atonalismo, serialismo e politonalismo, cuja complexidade, porém de resultado sonoro de rara beleza, exige um efetivo de instrumentistas de excelência artística, aliado a uma precisa e consciente condução.

 

A habilidade e domínio composicional de Fernando Britto, o compositor, somado ao seu indiscutível talento artístico-musical, faz com que IBIS ESCARLATE se comunique com plateias de diferentes perfis estéticos, onde passagens rítmicas, melódicas e harmônicas, que transitam sobre o denso e o cristalino, sejam plenamente assimiladas por seus ouvintes que, inevitavelmente, são levados a “sonharem” com um cenário que remete a exuberância do nosso Guará-Vermelho.

 

O padrão da instrumentação (piccolo, flautas, oboés e corne-inglês, requinta, clarinetes, clarone, fagotes, saxofones, trompas, trompetes, flugelhorns, trombones, eufônios, tubas, contrabaixos, piano, tímpanos e percussão), é quase que exclusivo para o grupo cubatense, já que é seguramente o pioneiro nessa conformação. Segundo o compositor, IBIS ESCARLATE – O Voo do Guará! é o prenúncio de uma obra maior para um futuro próximo que deverá incluir também um elenco de dança contemporânea, nos moldes das criações stravinskyanas, como o Ballet “O Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky.

 

Fernando Britto vem se firmando como uma dos mais proeminentes compositores brasileiros da atualidade, vencedor que é de importantes concursos nacionais e internacionais, contemplando diferentes formações instrumentais, como a banda sinfônica, a orquestra sinfônica, conjuntos de câmara, instrumentos-solo e afins. É um compositor cujo conteúdo musical o torna capaz de concepções criativas muito rápidas (obras compostas em inimaginável curto espaço de tempo), revelando que cada segundo do seu pensar se converte em ideias a serem empregadas no seu devir composicional. Bravíssimo, Fernando Britto! Parabéns, Cubatão!

 

Maestro Roberto Farias (*) - Coordenador Artístico da Banda Sinfônica de Cubatão e Presidente de Honra do IC-BASIC Instituto Cultural Banda Sinfônica de Cubatão

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..