Espetáculo conta a história de um homem gay maduro,
viúvo, em sua tentativa de retomar a vida social.
TEATRO - O espetáculo “Jantar com Daddy”, com direção de Platão Capurro Filho e dramaturgia e interpretação de André Leahun, chega à Cubatão (SP) para única apresentação no dia 16 de abril, domingo, às 19h, no Teatro do Kaos (Praça Joaquim Montenegro, 23 – Sítio Cafezal).. A sessão é gratuita, com ingressos distribuídos uma hora antes, na bilheteria do teatro.
A montagem já passou pelas cidades de Santos e São Vicente e cumpre curta temporada pela região até o final do mês. A Casa 3, no Guarujá (SP), será a próxima parada do espetáculo, no dia 30 de abril.
“Jantar com Daddy” conta a história de um homem gay maduro, na faixa dos 50 anos, que decide retomar sua vida social após ficar viúvo. A nova fase rende aventuras em aplicativos de namoro, boates, bares e saunas, além de encontros com diversos homens, até que um deles se torna seu convidado para um jantar.
A encenação, construída em forma de monólogo, contemporânea, combina recursos do teatro e do audiovisual. Ela se dá em uma cozinha não realista, onde a comida está realmente sendo preparada. Enquanto o jantar não fica pronto, o protagonista revê sua trajetória, desde a adolescência, quando se entende como gay, até a fase adulta. Às vezes com ironia e sarcasmo, outras recorrendo à metáfora, temas como trabalho, vida sexual, perdas e conquistas são abordados.
A proposta é trazer um olhar para a atualidade, desmistificando a ideia do idoso inativo, seja ele hétero ou LGBTQIA+, construída pela sociedade:“Nosso personagem é um homem gay maduro, posicionado politicamente, que usa as tecnologias para marcar um ‘date’, frequenta a vida noturna, cuida do corpo e tem a autoestima elevada”, comenta Platão Capurro Filho.
O espetáculo é realizado com recursos do edital ProAc Expresso 40/2022 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com apoio institucional da Prefeitura de Santos, do Colégio Parque Sevilha, do Teatro Widia, do Teatro do Kaos, da Casa 3 de Artes, do Espaço Amigos da Cultura e da Sanattorio Produção Criativa.
Sinopse
“Ele” está ansioso. Depois de muito tempo se vê preparando um jantar para dois. Alguém que ele conheceu em um desses aplicativos de encontros. O ato solitário de cozinhar entre goles de vinho faz aflorar lembranças de antigos relacionamentos, questionamentos sobre o presente e expectativas sobre o porvir.
Para “Ele” as relações amorosas e sexuais são iguais a um cardápio, em toda sua liberdade de escolhas: os pratos – do fast food ao mais orgânico e natural – podem ou não combinar entre si. Ingredientes diversos podem se harmonizar ou não para a execução do prato. O paladar pode ser aguçado ou rechaçar aquilo para o qual é apresentado – e vai mudando com o passar da idade. Os pratos já estão à mesa!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!