Cubatão, 18 de Setembro de 2024 - 00:00:00

Manual traz ações desenvolvidas nos últimos anos por projeto na Vila dos Pescadores

28/08/2024
Manual traz ações desenvolvidas nos últimos anos por projeto na Vila dos Pescadores Capa do manual do projeto

 

Publicação mostra o avanço do projeto na comunidade

 

Após dois anos de atuação na Vila dos Pescadores, em Cubatão, o Projeto Pescadores de Histórias lança uma publicação sobre as Ações Socioambientais e Culturais desenvolvidas na comunidade. O manual, com uma identidade visual marcante e leitura fluida, é de autoria de Milena Ramires, Carlos Venicio Cantareli e Luan Assunção, e foi publicado neste mês.

 

Este documento é fruto de um trabalho intenso e colaborativo desenvolvido ao longo de dois anos na comunidade da Vila dos Pescadores. Com foco nos eixos temáticos de meio ambiente, artes (teatro e cinema) e geração de renda, o projeto envolveu crianças, adolescentes e adultos, promovendo o engajamento comunitário e a valorização das tradições locais. O Projeto Pescadores de Histórias foi realizado em parceria com a Petrobras, e para a produção do manual contou com o apoio adicional do projeto ETNOPESCA, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), do Programa Educacional Pequeno Guarda Parque, da Editora Naturalistas e da empresa de consultoria ambiental CPEA.

 

Entre as principais atividades desenvolvidas estão: Atividades de Meio Ambiente e Vivências Ambientais: Trabalhadas com crianças e adolescentes da comunidade. As atividades de campo, denominadas 'vivências', serviram para identificar 'temas disparadores', que foram discutidos em encontros reflexivos por meio de debates e ensinamentos específicos sobre os assuntos. Oficinas de Teatro e Cinema: Trabalharam temas discutidos nos encontros sobre meio ambiente. Entre as ações destacadas está o curta-metragem “E se Jesus nascesse no mangue?”, indicado para o Frome International Climate Film Festival, na Inglaterra, e para o 10º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos. Oficinas de Costura Criativa e Empreendedorismo: Incluíram aulas de capacitação em costura e cursos sobre “Gestão de Negócios e Empreendedorismo” e “Meio Ambiente”.

 

O objetivo principal dessas oficinas foi preparar os participantes e gerar renda através do empreendedorismo. A oficina resultou na criação do "Ateliê da Maré", um espaço comunitário de costura onde foram confeccionadas peças dentro do conceito "Upcycling" (moda sustentável), originando a marca “Uçá”. Essas e outras ações estão detalhadas no Manual de Práticas do Projeto Pescadores de Histórias. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..