Cubatão, 19 de Setembro de 2024 - 00:00:00

MCDR-PDT Santos e Secretaria de Organização do PDT-SP reúnem pedetistas em evento político e cultural em Santos

21/12/2021
MCDR-PDT Santos e Secretaria de Organização do PDT-SP reúnem pedetistas em evento político e cultural em Santos Lançamento do livro foi no SINDQUIM



Trabalhismo, livro inédito, música e cultura marcam encontro de pedetistas da Baixada Santista e do estado de São Paulo em grande confraternização do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) - PDT Santos



Um encontro político e cultural entre amigos pedetistas e o lançamento de um documento histórico, o livro “Um tempo bem para se viver”, do historiador Wendel Pinheiro. Assim foi o evento promovido pelo presidente do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) – PDT Santos, Marcio Aurelio Soares, na noite de sexta-feira, dia 17, no Sindicato dos Químicos de Santos.



O evento reuniu representantes das executivas municipais do PDT e dos núcleos do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e Bertioga, São Paulo capital, Guarulhos e da executiva estadual da legenda. Entre os presentes, o autor do livro “Um tempo bem melhor para se viver”, Wendel Pinheiro; o secretário estadual de Organização do PDT-SP, Lúcio Maluf; o presidente do PDT Bertioga, Edmilson Cardoso; a vice-presidente do PDT Guarujá, Lara Fernanda; Solange Dorta, do PDT Guarulhos; o vice-presidente do PDT Cubatão, Leandro Araújo; a presidente estadual do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) PDT-SP, Solange Theodoro; a vice-presidente regional da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) – PDT Santos, Alcione Moura; a presidente da AMT - PDT São Vicente, Danielle Rabelo; a presidente da AMT- PDT Praia Grande, Iara Delmira da Silva; o p residente do Sindicato dos Químicos de Santos, Herbert Passos; o presidente do Diretório Zonal da Lapa – PDT São Paulo, Henrique Vitta; o músico Danilo Nunes, o produtor cultural DJ Cuco, o cartunista Alex Ponciano, o palhaço Plocki entre outros.



O anfitrião do encontro, o presidente do Movimento Cultural Darcy Ribeiro MCDR – PDT Santos, Marcio Aurelio Soares, ressaltou a importância de se reunir agentes políticos, intelectuais e artistas com o sentimento comum e comprometimento em prol de realizações para melhorar a vida das pessoas. “Quando a gente faz uma militância dentro um partido ou de uma organização social, a gente luta para melhorar a vida das pessoas, promover mais qualidade de vida, uma vida mais justa, mais equânime, com oportunidades para todos. Mas, não se faz isso só no discurso, temos que reunir os diversos teóricos, intelectuais, escritores, associar à cultura e às artes, por isso, trouxemos aqui, hoje, o historiador Wendel Pinheiro, que está lançando o seu livro sobre o Trabalhismo no Brasil, o músico Danilo Nunes, o cartunista Alex Ponciano e o palhaço Plocki. E, dessa form a, atrair as pessoas nesse evento festivo para compartilhar ideias, fortalecer os laços e gerar uma ação transformadora em prol da sociedade”, afirma Marcio Aurelio.



O historiador Wendel Pinheiro falou sobre a relevância do Trabalhismo na história do Brasil e para os trabalhadores, durante a sua palestra sobre o seu livro ‘Um tempo bem melhor para se viver’. “O Trabalhismo tem uma importância muito clara porque, junto com organizações como comunismo e petismo, tem uma tradição no âmbito da esquerda brasileira desde a primeira República até o Brasil pós-golpe 2016. A importância deste livro está em justamente trazer o ineditismo do Trabalhismo, inclusive do Movimento Operário da primeira República, perpassando por dados inéditos da Era Vargas, da experiência democrática do PTB de 1945 até 1964. É a primeira obra do Brasil a abordar sobre a trajetória do PDT, de 1980 a 2021, de forma que essa obra tem a colaborar para explicar como uma corrente política da esquerda brasileira se compo rtou politicamente ao longo de toda a República, de 1890 até os dias atuais”, explica Wendel.   



O secretário de Organização do PDT-SP, Lúcio Maluf, destacou a importante contribuição do livro de Wendel Pinheiro para o Brasil. “A obra de Wendel Pinheiro traz toda a informação necessária para que a gente possa compreender o que aconteceu desde esses tempos até os nossos dias, as correntes que estiveram presentes na vida política brasileira, com destaque para o Trabalhismo. O Trabalhismo é a única corrente original do Brasil. O Trabalhismo tem o ideário principal que é o Trabalhismo, o Nacionalismo e Progressista, e tem como base a Educação”, afirma Maluf.



“O objetivo do Movimento Cultural Darcy Ribeiro é sempre a educação, a cultura, a educação de base. Nós acreditamos, assim como Darcy Ribeiro e Leonel Brizola, que nós precisamos de um país que nós tenhamos a educação. E o Wendel tem, neste livro, esse sentimento do trabalhismo, de respeito ao trabalhador, porque a classe trabalhadora é muito desrespeitada no nosso país. Nós fazemos parte de um partido que, verdadeiramente, defende a classe trabalhadora”, declara a presidente estadual do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) PDT-SP, Solange Theodoro.



Após a palestra de Wendel, houve apresentação do músico Danilo Nunes, com repertório de MPB, DJ Cuco agitando com hip hop e funk, o palhaço Plocki fazendo a alegria de crianças e adultos e o cartunista Alex Ponciano desenhando as caricaturas dos presentes.



A confraternização encerrou o ano de atividades do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) – PDT Santos, com alegria, laços fortalecidos e engajamento político para o próximo ano.    

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..