Evento ocorre nesta nesta quinta-feira (24)
Texto: Secom Cubatão
Aberta ao público, roda de conversa pretende registrar e integrar ações em prol do meio ambiente em Cubatão Data de publicação: 21/10/2024 O levantamento de iniciativas, experiências e parcerias relacionadas à educação ambiental será tema de uma roda de conversa às 14 horas desta quinta-feira (24), no auditório do Instituto Federal (IFSP) de Cubatão, no Casqueiro. O encontro, idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), tem como principal objetivo promover a troca de ideias e sugestões sobre o Plano de Educação Ambiental que está em desenvolvimento.
Para participar da roda de conversa, interessados devem se inscrever por meio de formulário até quarta-feira (23), às 14h, de forma gratuita que também pode ser acessado pelo link: https://docs.google.com/forms/u/0/d/e/1FAIpQLSd3UqNZBFGEB_AlqDR0_xN5dn7t0ah1lXH6tUTAC0lTCg-uDA/viewform?usp=send_form&pli=1 Em 2023, Cubatão avançou na sua Política Municipal de Meio Ambiente com a sanção da Lei Municipal nº 4.244, que se alinha com os princípios da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e da Política Estadual de Educação Ambiental – um marco legal para a educação ambiental como um direito de todos, visando formar cidadãos conscientes e atuantes na proteção do meio ambiente. O Plano de Educação Ambiental de Cubatão está sendo construído pela Semam em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) por meio de uma consultoria contratada com recursos do Fundo do Meio Ambiente. Interessados podem acessar a prévia do Plano em construção clicando aqui ou por meio do link: https://1drv.ms/b/s!AmREe2rA27wYhPcpgvCNLCwrPL3-8Q?e=CobI5O.
Educação ambiental é direito, cuidar do meio ambiente é dever – Os desafios ambientais foram um capítulo marcante na história cubatense. No entanto, a cidade vem trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos munícipes. A mobilização conjunta entre indústrias, governo e sociedade civil resultou em uma impressionante redução de 98% dos poluentes do ar, transformando Cubatão em exemplo de recuperação ambiental reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Essa nova política ambiental é guiada por princípios que promovem uma maior participação dos munícipes, ressaltando a interdependência entre os aspectos sociais, econômicos e culturais. Contudo, a educação ambiental precisa ser contínua e crítica, estimulando o respeito à diversidade cultural e a construção de uma cidadania responsável. Com isso, busca-se fomentar uma cultura de paz e valorizar ações voltadas para a recuperação de ambientes degradados.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!