Entre 2020 e 2021 são estimados mais de 66 mil novos casos no Brasil
VALENTIM CARDOZO
Da Redação
“Em 2011, através de exame de rotina anual mamografia e ultrassom, recebi uma triste notícia, fui diagnósticada com neoplasia maligna na mama direita. O tipo de CA era calcificação agrupadas NÃO SÃO PALPÁVEIS. Fui submetida a fazer mastectomia, esvaziamento da axila, quimioterapia e radioterapia.
Passei por um processo muito doloroso, com muita fé e confiança em Deus que iria me curar.Como também, recebi muito apoio e carinho dos meus familiares que foram muito importante na minha recuperação.
Por isso, é muito importante adotar medidas preventivas a fim de evitar que os tumores malignos se manifestem, com hábitos saudáveis, autoexame e acompanhamento médico para observar a saúde do organismo e realizar mamografia anual.
Fé é a palavra fundamental para quem está passando por esse processo, acredite o nosso Deus é zeloso e está cuidando de você”.
O relato acima de vitória e superação é da dona de casa Carmem Feitosa, de 63 anos de idade, que após vencer o segundo Câncer mais comum (o primeiro é o de pele) vive feliz ao lado da família no Jardim Casqueiro. Porém não são todas as histórias que terminam com um final feliz como o de Carmem. O melhor tratamento ainda é a prevenção, por meio da informação e do autoexame.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
AUTO EXAME
O autoexame é feito sete dias após o início da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo. A partir dos 40 anos de idade, a mulheres devem realizar anualmente a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis. Para fazer o autoexame da mama é necessário seguir três passos principais que incluem fazer observação em frente ao espelho, palpar a mama de pé e repetir a palpação deitada.
Os sintomas que se devem estar atentos são:
PALESTRA – No próximo dia 14 de outubro, Carmem Feitosa contará sua história de superação ao lado da palestrante da área da saúde Débora Otávio. O evento será na Igreja Assembléia de Deus Ministério do Belém, no Jardim Casqueiro, que fica na Rua Carlos Gomes, 313.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!