Cubatão, 23 de Novembro de 2024 - 00:00:00

Moradores do Bolsão 9 sofrem com problemas de esgoto, enchentes, focos de Dengue e Febre Chikungunya

14/04/2021
Moradores do Bolsão 9 sofrem com problemas de esgoto, enchentes, focos de Dengue e Febre Chikungunya Braga (65) é morador da rua Roberto Mário Santini, no Jardim Real.

 

Segundo os próprios moradores, os problemas ocorrem desde a inauguração do bairro.

 

VALENTIM CARDOZO

Da Redação

 

Moradores da rua Roberto Mário Santini, no Jardim Real, mais conhecido como Bolsão 9, vem passando por um dilema que se estende desde a inauguração do bairro, há quase 10 anos. Apesar de ser um conjunto habitacional projetado e com pouco tempo de existência, a comunidade vem relatando o problema do não escoamento da água em dias de chuva, onde as bocas de sapo e também de as lobo acabam por não darem conta da vazão da água, fazendo com que transbordo se acumule nas vias.

 

Porém, a situação que incomoda bastante as pessoas que precisam transitar pela a rua alagada nos dias chuvosos, não está sozinha. A poças de água acabam por gerarem focos de doenças infectocontagiosas, como a Dengue e a Chikungunya, ambas derivadas do mosquito Aedes Aegypti, inseto que transmite as enfermidades e que costuma depositar suas larvas em água limpa e parada.

 

Segundo o motorista, José Gonçalves Braga, de 65 anos, que mora no Jardim Real desde a inauguração do bairro, o problema sempre foi constante no local. “Muito ruim quando chove, pois a rua fica cheia com a água que sai do esgoto, causando inclusive mal cheiro”, relata o morador, que já vive em Cubatão há 45 anos.

 

Já sobre as doenças, Braga disse ser comum saber que algum vizinho acabou por contrair a Dengue ou a Febre Chikungunya. “Isso aqui vira um foco do mosquito quando chove e um monte de amigos da gente aqui na rua, já contraíram a doença. Gostaria que alguém tomasse providência, pois estamos falando de um bairro que tem ligações com o CDHU, órgão que o prefeito de Cubatão (Ademário Oliveira – PSDB) conhece muito bem”, finaliza.

 

PREFEITURA - De acordo com a Secretaria Municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos (Sesep), a rede coletora de esgoto é de responsabilidade da Sabesp, que já foi acionada pelo setor de Limpeza Urbana para realizar a desobstrução. Além disso, a Secretaria verificará se há algum entupimento na captação de águas pluviais do bueiro e solicitar a limpeza, caso necessário.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..