Grupo de música renascentista comemora data com homenagens ao seu saudoso membro
VALENTIM CARDOZO
Da Redação
Um grande evento cultural realizado na noite de ontem na Biblioteca, com inúmeras autoridades marcou os 50 anos de fundação do grupo musical cubatense “Rinascita”, que tanto levou o nome de Cubatão durante décadas para o cenário nacional e internacional. Além da apresentação do grupo caracterizado por entoar músicas eruditas com instrumentos da época renascentista, o ponto áureo foi a homenagem ao músico Fabrício Leite, falecido neste ano.
Fabrício era um artista conceituado e amigo de todos, nome conhecido na noite não só em Cubatão, mas também nas demais cidades da região onde se apresentava em diversos bares e casas noturnas. Além de ser um dos membros do Rinascita, ele fazia parte da famosa dupla, os “Fabrícios”, com o xará Fabrício Rodrigues.
Para o diretor artístico do grupo Rianscita, André Farias, essa data não poderia passar impune ainda mais, prestigiando os músicos e demais colaboradores que passaram pelo o grupo, como o caso do Fabrício Leite. “Comemora o jubileu de ouro do grupo é realmente algo muito comovente, principalmente incluindo a memória do Fabricio, um verdadeiro historiador da música antiga e atual, que tanto amava o que fazia, além de outras tantas pessoas que ficam na nossa memória como o maestro Rodrigo Tavares e da Maria Genova”, disse o líder do Rinascita.
HOMENAGENS - Quem também esteve no local e recebeu homenagens foi o conceituado maestro cubatense Roberto Farias, que também falou o evento e da homenagem a Fabrício Leite. “O Grupo Rinascita tem o DNA Fabrício Leite, o perdemos para o nosso convívio, mas onde ele estiver com certeza está olhando para a semente que ajudou a plantar”, afirmou o maestro.
Além do maestro, quem também recebeu honrarias foi a pianista e ex-secretária extraordinária de Cultura e Turismo da cidade, Edna faria, que também contribuiu bastante para o desenvolvimento da cultura local.
SECRETÁRIO DE CULTURA – Presente no evento, o atual secretário de cultura de Cubatão, o jornalista Omar Bermedo falou da importância do evento para a cidade e avaliou a sua gestão à frente da pasta, onde já está há cerca de 10 meses. “Uma noite para ficar marcada na história da Cultura da cidade com a valorização do Rinascita e a homenagem ao músico Fabricio Leite. “Nada mais justo do que esse evento ser realizado na Biblioteca Municipal, que sempre serviu de fonte de cultura, pesquisa e conhecimento para a população cubatense de um modo geral. Local esse o qual pretendemos dar outras conotações além da pesquisa por livros, como foi o evento de hoje”, disse Bermedo.
O secretário disse estar à disposição do atual governo, até o dia 31 dezembro deste ano, quando termina a gestão Ademário Oliveira, falando de todos os atos da pasta que foram realizados nesse período. “Desde que assumimos a secretaria, a cidade não ficou um único final de semana sequer sem atividades culturais das mais seguintes formas, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte, o que nos orgulha muito, pois é assim que pretendemos continuar trabalhando durante o período em que aqui estivermos”, conclui Omar.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!