Festival é um dos mais tradicionais do gênero na região.
Pioneiro do gênero no País, o Fescete - Festival de Cenas Teatrais alcança a sua 27ª edição com mais de uma centena de atividades artísticas, mesclando diversas expressões culturais entre 15 e 30 de junho. Com o tema 'Eu não ando só', a iniciativa idealizada pela Tescom homenageia este ano os coletivos, com ênfase no Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, grupo paulistano premiado em 64 anos de história e liderado pelo icônico Zé Celso Martinez Correa.
Além das mostras competitivas, o Fescete este ano contará com o tradicional Espaço Integrado de Arte, no foyer do Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48, 1º andar, Vila Mathias). Ali será instalada a exposição 'Nunca fomos catequizados. Fizemos foi Carnaval', inspirado no manifesto antropofágico em paralelo com a própria trajetória do festival e do teatro. Também no espaço haverá microfone aberto 'Conte um conto' (dias 20 e 22, às 18h30), intervenções cênico-literárias da Dramatúrgica Oficina (dias 26 a 28, às 18h30) e a oficina 'Bordados Poéticos', com Alessandra Schmidt Gonzalez (dia 28, às 18h).
O espaço também será palco do ‘Painel de experiências no universo Cosplay’, com Daniela Zogaib (DyChan), Gabriel Destro e Natalia Oliveira (Nati), no dia 19, às 18h, além de conversas literárias com os autores Augusto Servam ('Dum em busca da Magia a lição - Pentalogia', no dia 18, às 14h) e Beto Vieira ('Histórias das coisas coisadas', no dia 24 às 16h). A literatura também compreenderá no lançamento do livro 'Bau de Histórias', de Mariza Rodrigues, no dia 16, às 21h, no Tescom (R. Cons. Rodrigues Alves, 195, Macuco).
Já a música se faz presente com os artistas pernambucanos Ju Vieira e Felipe Anderson na abertura da galeria citada, no foyer do Braz Cubas no dia 16 às 18h, e no concerto 'Mozart - Réquiem', da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (dia 29, às 20h30, no Teatro Braz Cubas). Na dança, a Cia Aplauso Contemporâneo apresenta 'Água e Sal' (dia 21, às 18h30, no foyer). O próprio fazer cênico explorará suas vertentes: contações de histórias por bairros, oficina e espetáculos circenses, intervenções cênico-musicais, mostra de teatro lambe-lambe, e projeto itinerante de teatro escola pela rede municipal de ensino.
Por fim, segue as campanhas do Fescete Solidário, em que a programação pede doação de alimentos enlatados para as famílias atendidas pelo Gapa/BS - Grupo de Apoio à Prevenção da Aids da Baixada Santista (http://fb.com/gapabs_) e de novelos e lãs para mantas infantis para o projeto voluntário Quadradinhos de Amor (http://fb.com/quadradinhosdeamor). As entregas podem ser feitas durante o evento no Teatro Braz Cubas, Teatro Guarany e Tescom.
Com o tema ‘Eu não ando só’, o FESCETE tem o patrocínio da Santos Port Authority, via Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. Também conta com o Proac Edital, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Realização: TESCOM Promoções Artísticas e Culturais (em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos/SECULT). Outras informações: http://www.fescete.com.br.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!