Sessão ocorreu na tarde de ontem.
Os parlamentares aprovaram hoje (11), em sessão plenária, a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para tratar da interdição da ponte sobre o Rio Casqueiro, que fica no limite entre as cidades de Santos (SP) e Cubatão (SP), na altura do km 900 da Rodovia Caminho do Mar. A iniciativa, do vereador Edson Mota (União Brasil), pretende discutir rotas alternativas para motoristas e pedestres e mitigar os transtornos para os moradores locais. Além disso, o parlamentar quer debater medidas preventivas contra eventuais acidentes no entorno da via interditada.
No requerimento, o parlamentar lembra que no dia 24 de fevereiro deste ano, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), interditou totalmente a mencionada ponte após uma inspeção subaquática constatar um deslocamento da fundação da ponte, com risco significativo à estabilidade da estrutura. Segundo o DER, a interdição tem caráter preventivo para garantir a segurança dos usuários, enquanto estudos são realizados para indicar quais medidas serão tomadas.
"Embora as rotas alternativas reduzam os impactos da interdição, motoristas relatam o aumento no tempo de viagem e congestionamentos nos acessos a Via Anchieta, especialmente nos horários de pico, já para os pedestres, há pontos de embarque e desembarque instalados nas duas extremidades da ponte e apenas uma pequena passarela para o tráfego de pedestres", ressaltou Edson Mota no requerimento.
De acordo com informações do departamento, equipes técnicas estão mobilizadas para concluir os estudos estruturais e definir as ações corretivas necessárias. A data de liberação ainda não foi divulgada. A comissão quer escutar dirigentes do DER, da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e representantes da comunidade para aprofundar as discussões sobre a ponte interditada.
Impactos Ambientais
Os parlamentares também aprovaram a criação de uma CEV para discutir os problemas cotidianos enfrentados pelos moradores da Vila dos Pescadores, considerando a questão da emergência climática, o saneamento básico e o abastecimento de água do local. No requerimento, Edson Mota destacou que a comunidade receberá recursos do programa Novo PAC Seleções, do governo federal, e que tal investimento poderá acelerar as obras de urbanização e mobilidade urbana do bairro.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!