Coleta de dados vai subsidiar o diagnóstico socioeconômico do bairro que norteará o planejamento de políticas públicas voltadas àquela população
Lideranças comunitárias, representantes religiosos e agentes de Saúde do bairro Pilões foram recebidos na sala de reuniões do gabinete do Prefeito de Cubatão. O tema tratado foi a atualização cadastral de todos os moradores daquele núcleo habitacional que deve iniciar ainda neste semestre. O encontro da última sexta (7) foi promovido pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). A vice-prefeita Andrea Castro comandou os trabalhos, acompanhada de toda a equipe da Pasta à qual também é secretária.
A secretária explicou aos representantes dos moradores os motivos, os objetivos e a importância daquele encontro. O bairro dos Pilões vai receber o mesmo processo pelo qual outros bairros como Vila Esperança e Vila dos Pescadores já passaram.
A atualização cadastral inclui levantamento do número de famílias, moradias, com o uso de ferramentas modernas, como drones e georreferenciamento, processo digital de coleta de informações e localizações precisas que vão alimentar o banco de dados da Prefeitura, sendo primordial para nortear o planejamentos de ações voltadas para a população de cada bairro. “Para fazer política pública, a gente precisa trabalhar com conteúdo e informações precisas e atuais. Ter esse banco de dados ajudará o Governo Municipal na realização de relatórios que resultam em um diagnóstico socioeconômico do bairro que servirá tanto para a Habitação quanto para outras áreas, como Saúde, Assistência Social, Educação, etc. Então, é importante que as lideranças saibam do funcionamento e das etapas de todo o processo e sejam multiplicadores desse processo”, informou Andrea Castro.
A secretária informou também que todo o trabalho será realizado por profissionais da Habitação e pesquisadores da empresa responsável pela coleta dos dados. Ela destacou que esse encontro serviu para sensibilizar as lideranças para a adesão dos moradores à atualização cadastral seja completa. “A adesão dos moradores é primordial, e as informações são sigilosas”, finalizou. Houve apresentação realizada por técnicos da Sehab que contou com a participação de Ermelinda Maria Januário, diretora Executiva da empresa contratada para a pesquisa.
Ela mostrou como funciona o cadastro e as etapas até a conclusão do diagnóstico. Após a apresentação, teve tira-dúvidas com os moradores. A diretora do Departamento de Desenvolvimento da Sehab Rosimeire Mendonça informou que até final deste mês, serão distribuídos panfletos sobre o cronograma das etapas e dos plantões a serem feitos lá para que ninguém deixe de fazer sua devida atualização cadastral. Representantes da Comunidade – No final da reunião, um dos líderes comunitários ressaltou a relevância da reunião. “Achei muito importante este encontro preliminar. Serviu para a gente entender a seriedade do trabalho da Prefeitura neste sentido, sobre a modernidade das ferramentas que eles vão utilizar para fazer o cadastro.
Entendemos que teremos um diagnóstico que servirá como base para o futuro, para o planejar o que mais aquela comunidade precisa em vários aspectos, comentou Elias Carvalho dos Santos. Elias esteve acompanhado de José Pereira Leite, José de Ribamar Amorim dos Santos e Daiza Alessandra Oliveira Ferraz Braz, lideranças representam a Associação dos moradores, além de Luciene Gomes Oliveira Bezerra, agente comunitária de Saúde, que trabalha na USF do bairro e conhece cada canto da comunidade. Padre Wilson Ribeiro Junior e o pastor Adriano Morais Alves também participaram da reunião.
Texto e fotos: Secom Cubatão
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!