Cubatão, 04 de Dezembro de 2024 - 00:00:00

Prefeitura planeja retorno da economia em Cubatão

27/05/2020
Prefeitura planeja retorno da economia em Cubatão Av 9 de Abril: Principal corredor da cidade

A Prefeitura de Cubatão divulgou no início da tarde da última terça-feira (26) o Plano de Retomada Gradual das Atividades Econômicas. Com três fases, as ações disciplinam a ampliação dos estabelecimentos não essenciais autorizados a funcionar seguindo critérios que garantam uma nova rotina organizacional, incluindo cuidados de saúde, higiene e distanciamento social.

 

O início da aplicação desse planejamento depende das determinações do Governo do Estado e também de uma ampla discussão com a sociedade civil organizada, englobando a Câmara dos Vereadores, a Associação Comercial e representantes do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), dentre outros.

 

Dividido em três fases de 14 dias cada uma, totalizando 42 dias para a liberação de todos os segmentos, o plano prevê a participação do prestador de serviços ou comerciante em um curso on-line sobre a responsabilidade social de cada um para o controle da pandemia.

 

O curso abordará práticas de etiqueta nos estabelecimentos, como o fornecimento de álcool gel ou pia com sabonete líquido para lavagem de mãos para funcionários e clientes. Também destacará a importância do uso de máscaras, da intensificação da limpeza e desinfecção e o  distanciamento entre as pessoas.

 

Na primeira fase serão abertos escritórios (imobiliária, advocacia, contabilidade, turismo, etc), chaveiro, lava-rápido, serralherias, marcenarias, salão de beleza e tatuagem. Também serão liberados estacionamentos de veículos e academias de ginástica. Já o comércio varejista deverá atuar com o controle da entrada de clientes. Ainda nesta primeira fase, as instituições religiosas poderão reabrir os templos desde que utilizando apenas 30% de sua capacidade.

 

Na fase dois, abertura das galerias comerciais e serviços de alimentação (restaurantes, padarias etc) com atendimento no local, dentro da limitação de 50% de sua capacidade; instituições religiosas com a mesma da capacidade; cinemas e teatros com 30% dos assentos ocupados; escolas com revezamento de aulas presenciais e virtuais e distanciamento entre carteiras.

 

Na fase três, abertura de escolas de esporte, clubes e academias para atividades coletivas e de contato; abertura de instituições de ensino e religiosas; todos os estabelecimentos comerciais e de escritório, restaurantes e congêneres. Já bares e casas noturnas poderão abrir com 50% de ocupação. Cinemas, estádios e teatros poderão abrir com 50% de capacidade instalada.

 

Vale frisar que, atualmente, podem funcionar, adotando as medidas de distanciamento e segurança, os seguintes estabelecimentos: mercados, açougues, frigoríficos, casas de carnes, peixarias e similares, empórios, padarias, farmácias e similares, lojas de alimentação animal e postos de combustível (loja de conveniência fechada).

 

Também estão autorizados a funcionar feiras-livres (barracas de gênero alimentício), revendedores de gás de cozinha, agências bancárias, casas lotéricas, oficinas de manutenção de veículos e elétricas, borracharias, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios de análises clínicas, casas de material de construção, unidades de prestação de servidos públicos, óticas e bancas de jornais.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..