Cubatão, 03 de Dezembro de 2024 - 00:00:00

Sensei Luciano Moreira avalia rendimento de seus atletas com profissionais gabaritados

09/01/2023
Sensei Luciano Moreira avalia rendimento de seus atletas com profissionais gabaritados Sensei Luciano Moreira (de blusa preta) e os demais profisssionais.

 

O intuito é melhorar o rendimento de alunos e jovens competidores

 

VALENTIM CARDOZO

Da redação

 

Preocupado na melhoria continua de seus alunos, o carateca e sensei Luciano Moreira realizou no início do mês de janeiro, a avaliação física de todos aqueles que participam das atividades de seus treinamentos. A ação ocorreu para que Luciano saiba realmente a condição física de cada aluno, para que assim, sua equipe técnica possa ter minuciosamente a situação de cada caso, e assim saber o que pode ser feito especificamente com os atletas, tanto de forma coletiva, como individual.

 

O Objetivo do teste foi analisar alguns componentes das Capacidades Físicas que estão relacionadas na prática do Karatê. Com a tecnologia necessária a disposição foi possível avaliar itens como os saltos, deslocamento no “teste do quadrado” e agilidade na escadinha. “Observamos as capacidades de Força, Potência, Velocidade, Coordenação, Agilidade, Flexibilidade, Mobilidade, Estabilidade, com ênfase em ação neural, movimentos e coordenativos”, disse Moreira.

 

Além do próprio Luciano, que é formado em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia, outros dois gabaritados profissionais também avaliaram os jovens atletas. Um deles é Homar Fayçal, que é Doutorando e Mestre em Psicologia Educacional - Linha de pesquisa Avaliação do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem. Pesquisador GEPECOLAM - Grupo de Estudo e Pesquisa em Esportes de Combate Olímpicos, Lutas e Artes Marciais, graduação em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (2003). Especialista em Metodologia do Treinamento para o Esporte de Alto Rendimento. Especialista em Treinamento Resistido – Musculação, Especialista em Treinamento Personalizado. Coordenador do Departamento Acadêmico Cientifico da Federação Paulista de Karatê (FPK). Professor Convidado do Curso de especialização em Lutas, Artes Marciais, e Esportes de combate do Centro universitário FMU.

 

Já o outro é Ricardo Alessandro Diegues, pedagogo, com pós graduação em Gestão Esportiva; responsabilidade social e sustentabilidade, gestão escolar, psicomotricidade e agora mestrado em psicologia do desenvolvimento. Ele também tem trabalhos desenvolvidos na congregação israelita Paulista; prefeitura de Santos; gerente Social do Instituto Social da B3; professor universitário; coordenador pedagógico; treinador de vôlei no Açaí Clube, sócio fundador da Ginástica Assessoria Esportiva (qualidade de vida empresarial).

 

ROTINA – Para finalizar Luciano diz que esse tipo de avaliação para dar melhor qualidade de vida para seus atletas irá começar a fazer parte constante das atividades de seu treinamento, e que já há uma data para as próximas avaliações. “Em julho teremos uma nova avaliação para podermos comparar e ver a evolução desses números”, diz o sensei Luciano Moreira.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..