Atraso e a forma como o poder executivo queria pagar os honorários causa revolta na categoria
VALENTIM CARDOZO
Da redação
Em pleno Dia do Funcionário Público, os servidores aposentados e pensionistas de Cubatão ficaram sem seus proventos, os quais estavam previstos para serem depositados nesta sexta-feira (28). Apenas os funcionários ativos da Prefeitura desfrutaram de seus vencimentos nas perspectivas contas.
Tudo isso ocorreu porque o poder executivo pretendia até um dia antes (27) arcar esses honorários com o chamado “fundo blindado”, da própria Caixa de Previdência dos Servidores Municipais Cubatão, dinheiro este que é um resguardo para a manutenção das garantias desses inativos. No entanto, para o uso dessa verba sendo proveniente da própria Caixa de Previdência, era necessário também a assinatura não só do superintendente da autarquia, mas também de alguns funcionários da Caixa, os quais se recusaram de fazê-lo, por consequências futuras que essas medidas poderiam causar tanto em suas carreiras, como nas dos demais servidores, durante vários anos.
No mesmo dia 27, o prefeito Ademário Oliveira (PSDB) chegou a ir até a própria Caixa para tentar convencer os funcionários da necessidade de se usar o “fundo blindado” para pagar os salários dos servidores aposentados, porém sem obter sucesso, deixou o local. Lá também estavam um grupo de servidores que era contra o uso do “fundo blindado”, além dos vereadores oposicionistas Roxinho (MDB), Sérgio Calçados (PSB), Rodrigo Alemão (PSDB), Alessandro Oliveira (PL) e Guilherme do Salão (PROS).
Já prevendo que o dinheiro não estaria na conta (como realmente não esteve até o final dessa reportagem), aposentados e pensionistas amparados pela Associação dos Funcionários Públicos Municipais Aposentados de Cubatão – AFUMAPEC, e com o apoio de outras entidades também ligadas aos servidores como Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão - SINDPMC e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cubatão – SISPUC, estiveram durante toda a manhã e parte da tarde na prefeitura, cobrando a solução dos problemas. Um grupo de representantes dos aposentados foi de forma ordeira até a entrada do gabinete do prefeito, porém segundo informações vindas de dentro do próprio gabinete, o chefe do executivo estava em uma nova reunião como os funcionários da Caixa de Previdência, tentando convencê-los novamente da urgência do uso do “fundo blindado”, para honrar os pagamentos dos servidores inativos e pensionistas. A Guarda Civil Municipal fazia a segurança do local
Com o passar das horas, o grupo de funcionários ganharam o reforço dos vereadores Alessandro Oliveira (PL), Rodrigo Alemão (PSDB) e Guilherme do Salão (PROS), os quais também não tiveram nenhum acesso a reunião. Por não ser recebido pelo prefeito e querer valer seu mandato parlamentar, o vereador Alessandro chegou a chamar a polícia, que só quase uma hora depois chegou a Prefeitura.
Com o aumento da temperatura, assessores do prefeito foram até a porta de entrada do gabinete, e disseram de forma extraoficial, que o pagamento seria realizado a partir da meia noite do dia 29 de outubro. No entanto, não revelaram a origem desse dinheiro e segundo as especulações, poderia ser via um decreto do próprio prefeito, liberando o dinheiro do FUNDO.
Com os ânimos mais calmos, vereadores e funcionários se dirigiram para o lado de fora do Paço Municipal e, após discurso da presidente da AFUMAPEC, Élide Cunha, que agradeceu a presença de todos, a maioria dos servidores foram para suas casas. “Valeu a presença de todos aqui. Obrigado por atenderem o chamado da AUMAPEC mais uma vez e fazer valer os direitos dos aposentados e pensionistas da prefeitura de Cubatão”, disse a presidente.
BOLETIM DE OCORRÊNCIA – Na sequência, indignados por deterem mandatos e não serem recebidos por Ademário Oliveira, os vereadores Alessandro, Rodrigo e Guilherme registraram boletim de ocorrência. Em suas redes sociais os parlamentares postaram a indignação contra a atitude do prefeito com o servidor e se colocaram a favor da luta da AFUMAPEC.
ADEMÁRIO - Em um vídeo em suas rede sociais o prefeito de Cubatão confirmou o pagamento de todos aposentados, além confirmar também a origem vinda do "Fundo Blindado". Ele ainda desejou um feliz Dia do Servidor Público a todos os funcionários da Prefeitura.
Um dia do servidor para ser esquecido em Cubatão...
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!