Cubatão, 01 de Novembro de 2024 - 00:00:00

Sindedif discute Autocuidado Feminino: Saúde e Autoestima

23/09/2024
Sindedif discute Autocuidado Feminino: Saúde e Autoestima

Projeto começou em março desse ano

 

O Sindicato dos Empregados em Edifícios de Santos (Sindedif), de Santos, realizou seu quinto encontro do Projeto Mulheres em Foco, na manhã do útimo sábado (21/9). A iniciativa, criada a partir de uma ideia da entidade sindical, busca ouvir as mulheres, identificar demandas e contribuir, de alguma forma, para a transformação feminina. Desde março, já foram realizados quatro encontros. Este quinto evento terá como tema o Autocuidado Feminino: Saúde e Autoestima.

 


A alimentação saudável, prática de exercícios físicos e boas noites de sono são questões que norteiam as concepções de saúde, seja física e mental. Por outro lado, nem sempre as mulheres encontram condições na sua rotina para cuidar do bem-estar próprio e, consequentemente, da sua saúde. 
Mais uma vez as atividades do Mulheres em Foco privilegiaram a roda de conversa para que as participantes possam falar das suas necessidades e desejos e juntas refletir sobre as suas escolhas. O objetivo é criar possibilidades para que o autocuidado faça parte da lista de prioridades das mulheres, assim como as questões de estética e beleza, com o propósito de se sentir bem, agradando a si mesma. 

 


Pensando nisso, houve também a presença da presidente do Sindebeleza (entidade que representa os profissionais que atuam no setor de beleza), Mariazinha Hellmeister, que falou sobre a capacitação das mulheres na área de estética. Na ocasião, as participantes receberam maquiagem e penteados. Também prestigiou o evento a esteticista Jô Andrade. Profissional da área de estética, Jô compartilhou sua experiência, contribuindo assim com as discussões do tema escolhido. 


Ao final das atividades, ocorreu uma confraternização para celebrar os encontros das Mulheres em Foco em 2024.


Desde o início do ano o projeto reuniu mulheres dispostas a trocar ideias, suas histórias, suas dúvidas e vitórias. Foram meses de muito trabalho, mas também de conquistas individuais e coletivas. A partir dos encontros presenciais e por meio dos grupos de WhatsApp, o Mulheres em Foco conseguiu o que se propôs: criar vínculos com as mulheres de diferentes contextos e continuarmos juntas pensando e agindo sobre as nossas realidades. 

 


Lembrando que o projeto iniciou a partir do mês das mulheres, em março, para marcar a importância das lutas pela igualdade de gênero, por meio de protagonistas femininas nas atividades do projeto. Por outro lado, todos os homens que reconhecem e valorizam as lutas das mulheres, particularmente aquelas contra as desigualdades de gênero são bem-vindos desde o primeiro encontro, em particular à presidência do Sindedif, que esteve presente e contribuiu de maneira imprescindível para que o projeto se concretizasse.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..