Cubatão, 05 de Abril de 2025 - 00:00:00

Sorvetes Kascão: O legado da família Antoneli completa 45 anos

30/01/2025
Sorvetes Kascão: O legado da família Antoneli completa 45 anos Alcides Antoneli é o fundador da "Sorvetes Kascão".

 

Maior fabricante do ramo na Baixada Santista comemora quatro décadas e meia de muito sabor, trabalho e sucesso

 

VALENTIM CARDOZO

Da Redação

 

O sabor refrescante do Verão que nasceu na Baixada Santista e ganhou outras regiões do estado, como a Grande São Paulo, Litorais Sul e Norte, além dos Vales do Ribeira e Paraíba. Hoje com mais de 200 sabores, distribuídos em 3mil pontos espalhados nas regiões citadas acima, a Sorvetes Kascão completa 45 anos desde a sua fundação, quando ainda era chamada de “Sorvetes Princesa”, nome que foi alterado anos depois.

 

A empresa que teve suas dependências inicialmente no tradicional bairro da Biquinha, agora se encontra no Catiapoã, também em São Vicente, contando com uma estrutura que não deixa nada a desejar as grandes redes que produzem sorvetes no Brasil, a empresa de origem calunga consolidou seu espaço durante todos esses anos. Essa tradição, no entanto, tem nome... ou melhor; sobrenome: Antonelli.

 

De origem italiana, a família tem como atual patriarca Alcides Antonelli (79), descende de imigrantes da “Velha Bota”, que se acomodaram no Oeste do estado de São Paulo, e que logo se estabeleceram como comerciantes. Alcides, diz ter aprendido com o avô, a arte de fazer sorvetes. “Isso foi eu ainda rapaz, porém naquela época não existiam os frezzers e, sendo assim, os sorvetes não gelavam tanto, pois os colocávamos em geladeiras. Porém isso não foi obstáculo para ganharmos o paladar da vizinhança, que nas horas mais quentes do dia, sempre vinham comprar aquela delícia caseira”, disse Alcides.

 

Com o passar de alguns anos, a família Antonelli prosperou e adquiriu mais comércios na localidade. Com a melhora na qualidade de vida, o jovem Alcides realizou o sonho de seguir seus estudos na grande São Paulo (mais precisamente, na região do ABC Paulista), para onde seguiu, se formou em administração e conheceu Josefina Roveri, com quem se casou e teve três filhos: Maurício Antoneli, Lucilene Antoneli e Sandra Antoneli (in memorian).

 

No entanto, apesar de trabalhar em grandes empresas, Alcides não estava satisfeito com a rotina de operário, mesmo sendo bem remunerado na época. Tal sentimento o remeteu a sua infância, o que o fez ir atrás das origens e montar o próprio negócio. A escolha que rendeu bons frutos resultou no que todos hoje pedem ver.... O maior império do ramo de sorvetes, picolés e demais semelhantes como o açaí, aqui na Baixada Santista, onde acabou por estabelecer os empreendimentos e nova residência. “Não esperava ir tão longe e muito menos ser o dono de uma fábrica de sorvetes, onde consegui gerar empregos para centenas de pessoas e redistribuir o nosso produto, além de poder dar estabilidade para minha família”, diz o empresário do ramo sorveteiro.

 

Hoje na fábrica, Alcides conta com o apoio dos filhos e da esposa, além de outros integrantes dos Antoneli, incluindo também alguns de seus seis netos. Lúcido e muito ativo, hoje o quase octagenáro homem ainda exerce o seu trabalho, vistoriando a fábrica quase que diariamente e explicando a receita do sucesso. “Trabalho e humildade. Respeito todos os meus funcionários e sempre coloquei meus filhos para me ajudarem desde muito cedo. A maior recompensa que tive de tudo isso se chama satisfação, o que é algo que dinheiro nenhum no mundo pode comprar”, finaliza.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..