Em continuidade às comemorações pelos 60 anos de operação da fábrica em Cubatão (SP), a Unipar, líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul, organizou visitas ao Museu Catavento, em São Paulo, nos dias 13 e 18 de abril, para as comunidades do entorno da planta, membros do Conselho Comunitário Consultivo (CCC), alunos e educadores da rede pública de ensino. Ao todo, cerca de 450 pessoas participaram da ação, que teve como objetivo estimular a cultura e a educação para moradores das localidades onde a companhia possui operações.
A Unipar é patrocinadora do Catavento, que conta com uma nova área inaugurada em dezembro de 2023, chamada “Elemento Água”. A mostra – que tem patrocínio exclusivo da companhia e foi desenvolvida em conjunto entre a empresa e o museu – contempla as características químicas da molécula da água e sua importância para a vida no planeta Terra, proporcionando uma experiência enriquecedora para todas as idades.
“Tivemos o prazer de receber no Museu Catavento as comunidades, membros do CCC e escolas da região que, junto conosco, participaram das visitas nesse espaço cultural tão importante no estado de São Paulo. Na exposição “Elemento Água”, podemos ver, de maneira bastante lúdica, o ciclo da água desde a sua origem até a utilização prática, inclusive na indústria. Esses eventos reforçam uma das prioridades da nossa atuação, o desenvolvimento humano, que faz parte dos pilares da nossa abordagem sustentável”, comenta Rogério Catarinacho, diretor da Unipar de Cubatão.
“A Unipar sempre nos proporciona experiências maravilhosas como essa, visitando museus em São Paulo, por exemplo. Há uma interação muito boa entre fábrica e comunidade”, comenta Esmeralda Chagas, membro do CCC de Cubatão desde a sua fundação, há 20 anos, líder comunitária e vizinha da fábrica há 54 anos.
A companhia demonstra o seu compromisso com o desenvolvimento sociocultural do país, com a valorização do patrimônio histórico, artístico e memorial. Somente em 2023, a Unipar aportou aproximadamente R$ 17 milhões em projetos sociais, somando recursos próprios e incentivados. As 48 iniciativas realizadas nesse período impactaram cerca de 2,8 milhões de pessoas, mais que o dobro do número registrado em 2022, quando cerca de 1,2 milhão foram alcançadas. Nos dois últimos anos, foram 4 milhões de pessoas impactadas pelos projetos.
Além do Catavento, a Unipar também patrocina outros projetos nas frentes de educação e cultura que têm impacto nacional. Dentre eles está o maior evento de arte da América Latina, a SP–Arte (Festival Internacional de Arte de São Paulo), a Bienal, a Pinacoteca, o MIS, o MASP e o MAM.
Para este ano, outras ações voltadas ao social estão em andamento, com essa visão de ecossistema, executadas em parceria com instituições. As iniciativas são focadas no saneamento e desenvolvimento humano, nas áreas de educação, cultura e esporte, além das ações sociais em benefício das comunidades vizinhas às fábricas.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!